Currículo

Innovation and Sustainability INSU

Contextos

Groupo: Industrial Management, Operations and Sustainability > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

a. Expor os alunos aos novos desafios estratégicos da gestão de operações e à natureza, fontes, oportunidades e impactos da inovação para a sustentabilidade social e ambiental. b. Compreender os modelos de inovação para gerir o desenvolvimento de novos modelos de produtos / processos / negócios e cadeias de valor num contexto social e económico regenerativo e distributivo. c. Familiarizar-se com práticas e ferramentas associadas ao Design Thinking, Systems Thinking orientadas para a economia circular, sustentável, regenerativa e distributiva d. Reconhecer a coexistência de múltiplas estratégias de inovação para a produção e serviços, utilizando o quadro “fit and focus” e conceitos de capacidades dinâmicas que apoiam a conceção e implementação de estratégias

Programa

1. Os novos desafios da gestão industrial e de operações 2. Inovação e systems thinking. A transição das cadeias de valor e dos sistemas sociotécnicos 3. Sustentável pelo design. A orientação da inovação no produto para a sustentabilidade 4. Inovação para a sustentabilidade nos modelos de negócio e cadeias de valor circulares 5. Estratégias de produção e serviços “fit e focus” para a sustentabilidade social e económica 6. As capacidades dinâmicas em Inovação e estratégia de produção e operações

Método de Avaliação

Todas as aulas envolvem teoria e prática, bem como debates utilizando métodos participativos para facilitar a discussão na sala de aula. Todas as aulas começam com perguntas e debates e, por isso, os alunos devem estudar os materiais antes de virem para a aula, de modo a poderem participar de forma produtiva. Os materiais para cada aula incluem: capítulos de livros designados, artigos, vídeos, notas de aula e estudos de caso. A maioria dos materiais será publicada no sítio Web da turma. As discussões de debate e as actividades de projeto de grupo têm como pano de fundo materiais conceptuais, que incluem leituras selecionadas e breves palestras relacionadas com o tema de cada sessão. Grupos de 7 a 9 pessoas devem realizar um projecto de grupo. Cada grupo escolhe uma empresa (e/ou uma “cadeia de valor”) para ser mapeada (systems thinking) e estudada. O objetivo geral do grupo é identificar inovações transformadoras para ajudar a empresa (e/ou a cadeia de valor) a se tornar mais circular, sustentável, regenerativa e distributiva. O projeto está organizado como um acelerador de sustentabilidade-inovação com workshops em sala de aula que visam minimizar o trabalho de grupo fora da sala de aula. Esta Unidade Curricular contempla avaliação contínua (60%) que constituirá o quadro normal de avaliação recomendado para a maioria dos alunos inscritos, garantindo o acesso à Época Normal (observado o requisito mínimo de frequência de 9 sessões). Esta tem duas componentes, a saber: a participação nas discussões em aula para desenvolver o pensamento crítico e a capacidade de comunicação e o trabalho de projeto em grupo. O exame final terá um peso de 40% A alternativa à avaliação semestral é o exame final escrito na época de recurso (100%)

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 72.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • he Development Factory: Unlocking the Potential of Process Innovation, Havard Business School Press, Boston: Pisano, G, 1997
  • Operations Strategy and Technology: Pursing the Competitive Edge, John Wiley & Sons: Hayes, R., Pisano, G., Upton D., Wheelwright, S. 2005
  • The triple layered business model canvas: A tool to design more sustainable business models. Journal of Cleaner Production. 135 · June 2016, DOI: 10.1016/j.jclepro.2016.06.067: Joyce, A. and Paquin R. 2016
  • Responsible Innovation: Managing the Responsible Emergence of Science and Innovation in Society. Willey: Richard Owen, John R. Bessant, Maggy Heintz 2013
  • Four Steps to the Epiphany K&S Ranch; 2nd edition: Blank, S. 2013
  • Managing Innovation: Integrating Technical, Market and Organizational Change, (the latest edition freely available in pdf): Tidd, J., J. Bessant and K. Pavitt 2011

Secundária

Disciplinas de Execução

2025/2026 - 2 Semestre