Currículo
Industrial and Sustainability Policies ISPO
Contextos
Groupo: Industrial Management, Operations and Sustainability > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
3.0 (para cálculo da média)
Objectivos
No âmbito dos conhecimentos, poder: - Compreender o funcionamento dos mercados; - Dominar a leitura das estruturas e dos comportamentos das empresas no mercado; - Saber avaliar a competitividade de um agregado económico; - Conhecer os princípios da política de concorrência, da regulação económica e da política industrial e de inovação. No âmbito das aptidões, saber: - Sintetizar, tanto ao nível da informação, como da análise; - Comunicar de forma eficaz, tanto escrita, como oralmente; - Aplicar os conhecimentos adquiridos em situações concretas; - Identificar comportamentos criticáveis eticamente. No âmbito das competências, conseguir: - Analisar de forma integrada as diversas realidades da organização do mercado; - Avaliar o desempenho do mercado através de indicadores por vezes contraditórios; - Formular de forma eficaz estratégias e instrumentos de política pública; - Abordar situações novas, multifacetadas e com informação escassa.
Programa
1. Âmbito e conceitos: - A realidade económica atual como pano de fundo para o comportamento dos mercados, para as estratégias empresariais e para as políticas públicas; - Objeto e conceitos; - Eficiência, custos e fontes de rendimentos. 2. Empresa e Estruturas de Mercado: - Empresa e suas motivações; - Estruturas de mercado e suas determinantes. 3. Estratégias Empresariais e Competitividade: - Estratégias Genéricas; - Estratégias Específicas; - Estratégia e Competitividade. 4. Empresas, Mercados e Políticas Públicas: - Fundamentos da intervenção; - Regulação Setorial e Política da Concorrência; - Políticas Económicas Estruturais: Política Industrial e da Inovação e Política de Sustentabilidade (descarbonização, economia circular, neutralidade carbónica, etc.).
Método de Avaliação
Todas as aulas envolvem teoria e prática, bem como debates utilizando métodos participativos para facilitar a discussão na sala de aula. Todas as aulas começam com uma exposição, seguida de perguntas e debates e, por isso, os alunos devem estudar os materiais antes de virem para a aula, de modo a poderem participar de forma produtiva. Os materiais para cada aula incluem: capítulos designados do manual, apresentações, relatórios e publicações. Os materiais serão publicados no Fénix. Grupos de 3 a 5 pessoas devem realizar um trabalho de grupo, utilizando temas e conceitos desenvolvidos ao longo deste curso. Exame escrito individual (60%) e avaliação contínua (um trabalho de grupo + participação nos exercícios e temas abordados nas aulas, 40%). Média ponderada com nota mínima de 7,5 no exame escrito individual. Esta abordagem aplica-se tanto aos exames da época normal como aos da época de recurso.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 68.0
Carga Total -