Currículo

Economics of Innovation EI-MIRS

Contextos

Groupo: Innovation and Research for Sustainability > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

i) Os tópicos abordados neste curso têm como objetivo fornecer uma estrutura analítica básica para compreender de forma abrangente os fenómenos da inovação (tecnológica e não tecnológica). (ii) O curso visa proporcionar uma compreensão adequada das realidades complementares da empresa e do sistema de inovação como um todo, levando em consideração as complexas interações que estão na base do surgimento e difusão de inovações. (iii) Neste contexto, o curso visa fornecer os conhecimentos necessários para caracterizar as instituições que influenciam o design, a produção e a difusão de inovações. (iv) Além de fornecer aos alunos uma estrutura conceptual sólida para analisar a inovação, o curso fornece informações sobre os indicadores e as fontes estatísticas mais relevantes para realizar análises aplicadas dos tópicos pertinentes.

Programa

1 Economia da inovação: objeto e abordagem 2 Como os economistas têm lidado com a inovação 3 Ciência, tecnologia e inovação: conceitos, medidas e observação empírica 4 Teorias, modelos e evidências empíricas da economia da inovação: perspectivas fundamentais 5 Sistemas de inovação e propriedades sistémicas das estruturas industriais 6 Inovação inclusiva e inovação social 7 Inovação verde e economia circular 8 Teorias e modelos de difusão da inovação 9 Inovação, dimensão das empresas, estrutura de mercado e regulamentação 10 Conceitos e fundamentos económicos da propriedade intelectual 11 Estratégias e políticas de propriedade intelectual 12 Crescimento económico, inovação e sustentabilidade

Método de Avaliação

O curso adota um sistema de «avaliação contínua», no qual os alunos devem: - participar nas aulas e numa sessão de discussão de um artigo (10%); - entregar um trabalho escrito relacionado com esse artigo e com a sua discussão em aula (25%); - realizar um exame que abrange os pontos 1 a 12 do programa (65%). O exame será realizado na data indicada no Fenix como «Época normal». A nota final (escala de 0 a 20, 10 para aprovação) levará em consideração as percentagens mencionadas acima. Para aqueles que não participaram no sistema de «avaliação contínua», ou não foram aprovados na avaliação regular, ou desejam obter uma nota final melhor no curso, haverá outro exame. Esse exame, que terá lugar na data indicada no Fenix como «Época de Recurso», abrangerá os pontos 1 a 12 do programa, além dos tópicos analisados na sessão de discussão do artigo mencionado acima.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 134.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • The Economics of Industrial Innovation: Freeman & Soete 1997 Soete, L., & Freeman, C. (2012). The economics of industrial innovation. Routledge
  • Handbook of The Economics of Innovation: Hall & Rosenberg 2010 Hall, B.H., & Rosenberg, N. (Eds.). (2010). Handbook of the Economics of Innovation. North-Holland.
  • Oxford Handbook of Innovation: Fagerberg, Mowery & Nelson 2004 Fagerberg, J. Mowery, D. & Nelson, R. (Eds.). (2005). The Oxford handbook of innovation.
  • The Triple Challenge for Europe: The Economy, Climate Change and Governance: Fagerberg, Laestadius & Martin 2015 Fagerberg, J., Laestadius, S., & Martin, B.R. (2016). The triple challenge for Europe: the economy, climate change, and governance. Challenge, 59(3), 178-204.
  • Innovation for sustainability: Business transformations towards a better world: Bocken, Ritala, Albareda & Verburg 2019 Bocken, N., Ritala, P., Albareda, L., & Verburg, R. (Eds.). (2019). Innovation for sustainability: Business transformations towards a better world. Springer.

Secundária

Disciplinas de Execução

2025/2026 - 1 Semestre

2024/2025 - 1 Semestre

2023/2024 - 1 Semestre