Currículo

Science, Technology and Society STS-MIRS

Contextos

Groupo: Innovation and Research for Sustainability > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Este curso permitirá aos alunos: 1. Refletir sobre as dimensões éticas e os dilemas relacionados com o desenvolvimento tecnológico e científico 2. Compreender e analisar os debates atuais e os processos tecnológicos de mudança e inovação em curso numa perspetiva sociológica 3. Compreender a racionalidade, o potencial e os desafios da coprodução de conhecimento para resolver problemas complexos de sustentabilidade 4. Adquirir competências práticas para organizar e facilitar sessões participativas com o objetivo de envolver a sociedade na coprodução de conhecimento.

Programa

Introdução à organização do curso. Os desafios da sociedade e os estudos STS. Relações entre o desenvolvimento tecnocientífico e a sociedade. Introdução às sociedades do conhecimento, do risco e da pós-Verdade Paradigmas da produção de conhecimento, governança dominante da inovação e o lugar dos cidadãos A lente STS e os novos paradigmas da produção de conhecimento e da governança da inovação para uma transição territorial sustentável. Métodos STS para recolha de dados. Aprendizagem da investigação-ação com investigadores. Métodos participativos para a coprodução de conhecimento. Ferramentas para a facilitação de processos participativos. Estabelecimento do diagnóstico. Coprodução de conhecimento acionável. Workshop final.

Método de Avaliação

A avaliação desta UC é feita através de: 10% Apresentação do plano de investigação na sessão de feedback (semana 6). A avaliação incidirá sobre a atitude de aprendizagem do grupo (envolvimento/esforço, evolução e colaboração entre os membros, riscos assumidos e criatividade), e não sobre o resultado/conteúdo. 35% Apresentação do diagnóstico da investigação na sessão de feedback (semana 9). A avaliação incidirá tanto no conteúdo (oral e ppt/orientações) como na atitude de aprendizagem. 20% Participação na coprodução de conhecimento acionável com as partes interessadas (semana 12). A avaliação foca-se na atitude de aprendizagem do grupo (envolvimento/esforço, sua evolução e colaboração entre os membros, riscos assumidos e criatividade), e não no resultado/conteúdo. 35% Relatório escrito do diagnóstico da pesquisa (semana 13)

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 134.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Risk Society: BECK, Ulrich 1992 London, Sage
  • Acting in an uncertain world: an essay on technical democracy: CALLON, Michel, LASCOUMES, Pierre, BARTHE, Yannick 2011 Cambridge, MIT Press
  • Remaking participation: Science, environment and emergent publics: CHILVERS, Jason & KEARNES, Matthew (eds) 2016 London, New York: Routledge
  • Looking for the cosmopolitical fish: monitoring marine pollution with anglers and congers in the Gulf of Fos, southern France: GRAMAGLIA, Christelle, MÉLARD, François 2019 Science , Technology & Human Values (accepted)
  • The new production of knowledge: GIBBONS et al. 1994 London, Sage,
  • Post-Normal Science and the complexity of transitions towards sustainability: RAVETZ, Jerome 2006 Ecological Complexity, 2006, 3, pp.275-284.
  • Controversy Mapping: A Field Guide: Venturini, T., & Munk, A. K 2021 Polity Press
  • Territorial development and action research.Innovation through dialogue: Karlen, J. & Larrea, M. 2022 Routledge

Secundária

Disciplinas de Execução

2025/2026 - 1 Semestre

2024/2025 - 1 Semestre

2023/2024 - 1 Semestre