Currículo
Science, Technology and Society STS-MIRS
Contextos
Groupo: Innovation and Research for Sustainability > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Este curso permitirá aos alunos: 1. Refletir sobre as dimensões éticas e os dilemas relacionados com o desenvolvimento tecnológico e científico 2. Compreender e analisar os debates atuais e os processos tecnológicos de mudança e inovação em curso numa perspetiva sociológica 3. Compreender a racionalidade, o potencial e os desafios da coprodução de conhecimento para resolver problemas complexos de sustentabilidade 4. Adquirir competências práticas para organizar e facilitar sessões participativas com o objetivo de envolver a sociedade na coprodução de conhecimento.
Programa
Introdução à organização do curso. Os desafios da sociedade e os estudos STS. Relações entre o desenvolvimento tecnocientífico e a sociedade. Introdução às sociedades do conhecimento, do risco e da pós-Verdade Paradigmas da produção de conhecimento, governança dominante da inovação e o lugar dos cidadãos A lente STS e os novos paradigmas da produção de conhecimento e da governança da inovação para uma transição territorial sustentável. Métodos STS para recolha de dados. Aprendizagem da investigação-ação com investigadores. Métodos participativos para a coprodução de conhecimento. Ferramentas para a facilitação de processos participativos. Estabelecimento do diagnóstico. Coprodução de conhecimento acionável. Workshop final.
Método de Avaliação
A avaliação desta UC é feita através de: 10% Apresentação do plano de investigação na sessão de feedback (semana 6). A avaliação incidirá sobre a atitude de aprendizagem do grupo (envolvimento/esforço, evolução e colaboração entre os membros, riscos assumidos e criatividade), e não sobre o resultado/conteúdo. 35% Apresentação do diagnóstico da investigação na sessão de feedback (semana 9). A avaliação incidirá tanto no conteúdo (oral e ppt/orientações) como na atitude de aprendizagem. 20% Participação na coprodução de conhecimento acionável com as partes interessadas (semana 12). A avaliação foca-se na atitude de aprendizagem do grupo (envolvimento/esforço, sua evolução e colaboração entre os membros, riscos assumidos e criatividade), e não no resultado/conteúdo. 35% Relatório escrito do diagnóstico da pesquisa (semana 13)
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 134.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Risk Society: BECK, Ulrich 1992 London, Sage
- Acting in an uncertain world: an essay on technical democracy: CALLON, Michel, LASCOUMES, Pierre, BARTHE, Yannick 2011 Cambridge, MIT Press
- Remaking participation: Science, environment and emergent publics: CHILVERS, Jason & KEARNES, Matthew (eds) 2016 London, New York: Routledge
- Looking for the cosmopolitical fish: monitoring marine pollution with anglers and congers in the Gulf of Fos, southern France: GRAMAGLIA, Christelle, MÉLARD, François 2019 Science , Technology & Human Values (accepted)
- The new production of knowledge: GIBBONS et al. 1994 London, Sage,
- Post-Normal Science and the complexity of transitions towards sustainability: RAVETZ, Jerome 2006 Ecological Complexity, 2006, 3, pp.275-284.
- Controversy Mapping: A Field Guide: Venturini, T., & Munk, A. K 2021 Polity Press
- Territorial development and action research.Innovation through dialogue: Karlen, J. & Larrea, M. 2022 Routledge