Currículo

Research Policy for Sustainability RPS-MIRS

Contextos

Groupo: Innovation and Research for Sustainability > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias > Research Management and Policy

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

(i) Proporcionar aos/às alunos/as uma compreensão analítica do papel que a política de investigação científica pode desempenhar no desenvolvimento sustentável, tanto em contextos de rendimentos elevados como de baixos rendimentos, incluindo a sua importância para a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. (ii) Apoiar a reflexão sobre a lógica subjacente ao investimento governamental na capacidade de investigação nos seus países, quais os instrumentos de política que podem utilizar e quais os principais desafios e necessidade de compensações (trade-offs) que enfrentam. (iii) Fornecer uma estrutura conceptual sólida para analisar a investigação e a sua relação com o desenvolvimento sustentável, bem como informação sobre fontes de dados e técnicas quantitativas e qualitativas relevantes para a realização de análises de investigação. (iv) Aplicar conceitos teóricos e evidências empíricas a questões contemporâneas importantes, como as alterações climáticas.

Programa

1. O impacto social da investigação: como pode a investigação influenciar a sustentabilidade 2. Política de investigação para o desenvolvimento sustentável: abordagens teóricas 3. Trabalhar com os indicadores de apoio aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 4. Investigação e inovação em Gestão do Risco Climático – Mitigação 5. Investigação e inovação em Gestão do Risco Climático – Adaptação 6. Ciência da ciência: dados e métodos (inc. palestra convidada) 7. Investigação e inovação em Gestão do Risco Climático – Geoengenharia 8. Ciência e transições impulsionadas pelas alterações climáticas: tecnologia versus comportamento (debate) 9. Investigação e inovação para a Sustentabilidade no setor privado (inc. palestra convidada) 10. Compreender a relação entre as prioridades de investigação e as exigências sociais 11. Prioridades nacionais de investigação em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (inc. palestra convidada) 12. Discussão temática (apresentação)

Método de Avaliação

Esta unidade baseia-se num sistema de avaliação contínua dos/as alunos/as. Espera-se que os/as alunos/as participem nas aulas e serão avaliados/as com base em: (i) Participação ativa num debate (20%), ao estilo de Oxford, com duas equipas a defender uma afirmação pré-determinada – "moção" – a partir de duas perspetivas opostas. (ii) Apresentação de um tema convidado (20%), ao estilo PICO (Presenting Interactive COntent), adaptado ao contexto da aula. Será solicitado que os/as alunos/as prepararem um ficheiro de apresentação que satisfaça duas necessidades: (1) uma apresentação oral introdutória de 3 minutos (pitch), onde deverão apresentar um resumo do seu trabalho, e (2) um número ilimitado (mas razoável) de slides mais detalhados e adequados para visualização posterior num ecrã. Os/as alunos/as serão avaliados/as quanto à relevância e à apresentação dos seus trabalhos. (iii) Uma prova escrita individual (60%) abrangendo as questões discutidas durante as aulas.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 134.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Countries' research priorities in relation to the sustainable development goals: Confraria, H. et al. 2024 https://doi.org/10.1016/j.respol.2023.104950
  • Sustainability and sustainable development: A review of principles and definitions: Ruggerio, C. 2021 https://doi.org/10.1016/j.respol.2023.104950
  • Are European decision-makers preparing for high-end climate change?: Capela Lourenco, T. et al. 2019 https://doi.org/10.1007/s10113-018-1362-2
  • The future is now - Science for achieving sustainable development: UN 2019 https://sdgs.un.org/publications/future-now-science-achieving-sustainable-development-gsdr-2019-24576
  • Science of science: Fortunato, S. et al. 2018 https://doi.org/10.1126/science.aao0185
  • Science of adaptation to climate change and science for adaptation: Swart, R., Biesbroek, R. & Capela Lourenço, T. 2014 https://doi.org/10.3389/fenvs.2014.00029
  • The economic benefits of publicly funded basic research: a critical review: Salter, A. J., & Martin, B. 2001 https://doi.org/10.1016/S0048-7333(00)00091-3

Secundária

Disciplinas de Execução

2025/2026 - 2 Semestre

2024/2025 - 2 Semestre

2023/2024 - 2 Semestre