Currículo

Marketing Digital e Comunicação Integrada MDCI

Contextos

Groupo: Marketing > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

1. Compreender a importância do estudo da Comunicação Integrada de Marketing. 2. Adquirir conhecimentos teóricos/práticos e desenvolver competências práticas e de análise da Comunicação Integrada de Marketing, no sentido de ser capaz de efetuar o seu planeamento, implementação e avaliação 3. Elaborar Planos de Comunicação Integrada de Marketing. 4. Conhecer os princípios e instrumentos de gestão da Publicidade. 5. Conhecer as principais funções das Relações Públicas. 6. Conhecer as principais funções do Social Media Marketing. 7. Desenvolver competências de trabalho em equipa, de exposição oral e de análise crítica e ética dos desafios colocados aos gestores de marketing e comunicação.

Programa

1.Conceitos fundamentais em Comunicação Integrada de Marketing; 2.Planeamento de Comunicação Integrada de Marketing; 3. Ferramentas de Gestão de Comunicação Integrada de Marketing - Gestão de Publicidade. Apresentação e discussão de casos. - Gestão de Digital e Social Media. Apresentação e discussão de casos. - Gestão de Relações Públicas. Apresentação e discussão de casos. - Apresentação e discussão de casos de Comunicação de Sustentabilidade. 4. Avaliação do Plano de Comunicação Integrada de Marketing.

Método de Avaliação

As sessões em sala de aula combinam o método expositivo, interrogativo e de descoberta em grupo com a discussão de casos e exemplos. O trabalho autónomo inclui a leitura complementar ao material exposto em sala e a realização de um trabalho de grupo (5 alunos). O trabalho de grupo é a elaboração de um plano de Comunicação Integrada de Marketing, de uma organização selecionada pelos alunos. Este plano pressupõe a interação com a organização para recolha de dados. O trabalho de grupo é apresentado em aula e os outros alunos que assistem, identificam as oportunidades de melhoria do trabalho, em linha com os objetivos 2, 3 e 7. A nota final de cada aluno é distribuída pelos itens seguintes: Exame Final Escrito - 55 %; Trabalho de Grupo - 45 %. Em sala os alunos têm ainda a oportunidade de assistir a palestras com convidados de organizações, que apresentam e discutem com os alunos casos reais de comunicação validados como eficazes.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 121.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

Secundária

  • Social Media Marketing: A Strategic Approach: Barker, M., Barker, D., Bormann, N., & Neher, K. 2016 Barker, M., Barker, D., Bormann, N., & Neher, K. (2016), Social Media Marketing: A Strategic Approach, South- Western: Cengage Learning, 2nd edition.
  • Social Media Marketing: Tuten, T. L., & Solomon, M. R. 2018 Tuten, T. L., & Solomon, M. R. (2018) Social Media Marketing, New Jersey: Sage, 3rd edition.

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 1 Semestre

2023/2024 - 1 Semestre