Currículo
Marketing Digital e Comunicação Integrada MDCI
Contextos
Groupo: Marketing > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
1. Compreender a importância da Comunicação Integrada de Marketing. 2. Compreender a Comunicação Integrada de Marketing através das etapas de planeamento, implementação e avaliação. 3. Conhecer os princípios e ferramentas de gestão de comunicação como Publicidade, Relações Públicas, Promoção de Vendas e Marketing Direto. 4. Compreender a importância do estudo do Marketing Digital, com foco na Comunicação Digital. 5. Conhecer os princípios e ferramentas de gestão de Marketing Digital. 6. Conhecer os princípios e ferramentas de gestão de Social Media Marketing. 7. Compreender o Social Media Marketing através das etapas de planeamento, implementação e avaliação. 8. Desenvolver competências de trabalho em equipa, de exposição oral e de análise crítica e ética dos desafios colocados aos gestores de marketing digital e comunicação.
Programa
1. Conceitos fundamentais em Comunicação Integrada de Marketing; 2. Planeamento de Comunicação Integrada de Marketing; 3. Ferramentas de Gestão de Comunicação Integrada de Marketing; - Gestão de Publicidade. - Gestão de Relações Públicas. - Gestão de Promoção de Vendas. - Gestão de Marketing Direto. - Gestão de Social Media Marketing. 4. Conceitos fundamentais em Marketing Digital.
Método de Avaliação
As sessões em sala de aula combinam o método expositivo, interrogativo e de descoberta em grupo com a discussão de casos e exemplos. O trabalho autónomo inclui a leitura complementar ao material exposto em sala e a realização de um trabalho de grupo. O trabalho de grupo é a elaboração de um plano de Comunicação Integrada de Marketing ou de Social Media Marketing, de uma organização portuguesa ou com operação em Portugal. Este plano pressupõe a interação com a organização para recolha de dados. O trabalho de grupo é apresentado em aula e os outros alunos que assistem, identificam as oportunidades de melhoria do trabalho, em linha com os objetivos 2, 7 e 8. A nota final de cada aluno é composta pelos itens seguintes: Exame Final Escrito - 50 %; Trabalho de Grupo - 50 %. Em sala os alunos têm ainda a oportunidade de assistir a palestras com convidados de organizações, que apresentam e discutem casos reais de comunicação e marketing digital validados como eficazes.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 121.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Integrated Advertising, Promotion and Marketing Communications: Clow, K. and Baack, D. 2022 Clow, K., & Baack, D. (2022), Integrated Advertising, Promotion and Marketing Communications, New Jersey: Prentice-Hall, 9th edition - Global edition.
Secundária
- Social Media Marketing: Tuten, T. L. 2024 Tuten, T. L. (2024), Social Media Marketing. 5th ed. SAGE Publications.
- Social Media Marketing: A Strategic Approach: Barker, M., Barker, D., Bormann, N., & Neher, K. 2016 Barker, M., Barker, D., Bormann, N., & Neher, K. (2016), Social Media Marketing: A Strategic Approach, South- Western: Cengage Learning, 2nd edition.