Currículo

Marketing Internacional MINT-MKT

Contextos

Groupo: 6ª Edição > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

- Dar uma visão global sobre a importância do marketing internacional e do processo de internacionalização das empresas. - Análise do meio envolvente global na ótica económica, sociocultural, político-legal e tecnológica. - Conhecer as tendências do comércio internacional, os grandes blocos regionais de comércio e o BRICS e MINT, e as suas implicações nas decisões estratégicas das empresas. - Estudo dos modos de entrada nos mercados internacionais, em função de fatores como o risco, o nível de controlo e compromisso de recursos. - Análise de metodologias para a seleção e posicionamento em mercados internacionais. - Definir políticas de produto, preço, distribuição e comunicação de sucesso nos mercados internacionais. - Estudo de estratégias de marketing internacional. - Estudo da organização para competir internacionalmente, bem como da ética e responsabilidade social corporativa. - Apresentar os conceitos de marketing internacional como instrumentos de gestão.

Programa

1. Introdução ao Marketing Global 2. O Ambiente de Marketing Global 2.1. O ambiente económico global 2.2. O ambiente de comércio global 2.3. Ambientes sociais e culturais 2.4. Os ambientes político, legal e regulatório 3. Abordagens os Mercados Globais 3.1. Segmentação, targeting e posicionamento 3.2. Importação, exportação e abastecimento 3.3. Estratégias de entrada no mercado global: licenciamento, investimento e alianças estratégicas 4. O Marketing-Mix Global 4.1. Decisões de marca e produto em marketing global 4.2. Decisões de preço 4.3. Canais de marketing global e distribuição física 4.4. Decisões de comunicação em marketing global 5. Estratégia e Liderança no Século XXI 5.1. Elementos estratégicos de vantagem competitiva 5.2. Liderança, organização e responsabilidade social corporativa

Método de Avaliação

As aulas são de natureza teórico-prática, onde são apresentados os conceitos teóricos que são posteriormente enquadrados em contextos organizacionais. Há recurso à apresentação, análise e discussão de casos práticos. A nota final, na escala de 0 a 20, é atribuída com base num exame escrito, podendo eventualmente ser tido em conta o resultado da avaliação ao longo do semestre. Neste último caso, a nota é uma média ponderada da nota do exame escrito (50%) e da avaliação contínua (50%), tendo ambos a obrigatoriedade de nota mínima de 7,5 valores. A avaliação contínua é composta pela elaboração e apresentação de um relatório de caso prático (trabalho de grupo), a discussão dos casos práticos em aula, a elaboração e apresentação de um relatório científico referente ao tópico do marketing global/internacional (trabalho de grupo), participação e assiduidade.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 121.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Global Marketing: Green, M. C. & Keegan, W. J. 2020 Global Edition, 10th Edition, Pearson.

Secundária

  • Global Marketing: Hollensen, S. 2020 8th Edition, Pearson Higher Education.
  • International Marketing: Czinkota, M., Ronkainen, I., & Zvobgo, G. 2011 United Kingdom: Cengage Learning.
  • Marketing Global: Keegan, W. J. 2005 7.ª edição. São Paulo: Pearson-Prentice Hall International, Inc. (Edição em língua portuguesa).
  • Estratégia de Marketing Internacional: Ilhéu, F. 2009 Coimbra: Edições Almedina.

Disciplinas de Execução

2007/2008 - 2 Semestre

2008/2009 - 2 Semestre