Currículo

Marketing Estratégico MEST-MKT

Contextos

Groupo: 6ª Edição > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Optativas > Optativa 1

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Conhecimentos No final do curso os estudantes deverão: a) dominar os conceitos de estratégia de negócio e de marketing; b) apreender as principais metodologias e ferramentas analíticas mais relevantes para a definição do dispositivo de marketing estratégico; c) demonstrar consciencialização para questões éticas nas organizações e, em particular, na área do Business & Competitive Intelligence; d) dominar as abordagens estratégicas, tácticas e operacionais para obtenção de vantagem no terreno competitivo; e) conhecer os princípios de gestão de carteiras de produtos; f) compreender os principais drivers da inovação. Aptidões e competências: a) Pensamento analítico e aptidões de resolução de problemas b) Aptidões técnicas c) Perspectiva ética d) Capacidade de trabalhar em equipa e aptidões de comunicação

Programa

1 Introdução e Conceitos-chave 2 Estratégia de Negócio e de Marketing 3 Business & Competitive Intelligence 4 Modelos de Análise do Negócio e da Concorrência 5 Dispositivo de Marketing Estratégico 6 Variáveis Estratégicas e Tácticas 7 Implementação e Resultados

Método de Avaliação

Nesta unidade curricular faz-se a combinação do método expositivo com a aplicação do conhecimento do contexto externo – geral, industrial e concorrencial - a uma grande diversidade de situações e de contextos através da análise de casos, exercícios de aplicação, projetos de grupo e participação em aula. Promove-se também a interação com a prática empresarial através de (1) seminários em que gestores profissionais apresentam e discutem temas atuais e relevantes para a temática desta unidade curricular (e.g. apresentação de práticas de business analytics); e (2) visitas de estudo programadas. A classificação final resultará da aplicação dos critérios de avaliação seguintes: Exame Final Escrito: 50% Projeto de grupo: 40% Casos curtos e participação nas aulas: 10%

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 121.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Marketing Strategy and Competitive Positioning: Hooley, Pierce, Nicoulaud 2008 Pearson Education
  • Business and Competitive Analysis - Effective Application of New and Classic Methods: Fleisher, Bensoussan 2015 Pearson Educaion

Secundária

  • Strategic Marketing - Decision Making & Planning: Reed 2010 Cengage Learning
  • Strategic Management - Competitiveness and Globalization: Hitt, Ireland, Hoskisson 2019 Cengage Learning

Disciplinas de Execução

2007/2008 - 1 Semestre

2008/2009 - 1 Semestre