Currículo

Estudos de Mercado EMER

Contextos

Groupo: Marketing > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

Groupo: Marketing > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

• Compreender o objetivo e o valor dos estudos de mercado. • Sensibilizar para o desenvolvimento dos estudos de mercado de forma ética: código de conduta e ética. • Traduzir um problema de marketing em questões de investigação. • Aprender as etapas chave do processo de pesquisa e desenhos alternativos de pesquisa, bem como as metodologias, ferramentas e técnicas apropriadas para a obtenção de dados e informação. • Ter a capacidade de planear e executar um estudo baseado em inquérito. • Ser sensível aos enviesamentos e limitações dos dados em marketing. • Adquirir a capacidade de ser um utilizador crítico de estudos de mercado

Programa

Introdução: Evolução e enquadramento dos Estudos de Mercado Definição e processo de elaboração do estudo de mercado Prática empresarial dos Estudos de Mercado: Proposta Código de conduta e ética Formulação do problema: perguntas e hipóteses de investigação Tipologias de estudos de mercado Pesquisa exploratória: Dados secundários Estudo qualitativos Pesquisa descritiva: Inquéritos Observação Pesquisa causal: Experimentação Mensuração e escalas Desenho do questionário Determinação da amostra: Operações de campo Preparação e análise de dados Estudos em Social Media e em Mobile Relatório final

Método de Avaliação

Todas as aulas são de natureza teórico-prática. Utiliza-se a metodologia expositiva, interrogativa e participativa-ativa e fomenta-se uma abordagem learning by doing. A aprendizagem consolida-se promovendo a interatividade entre os alunos, e entre docente e alunos, através da utilização de exemplos, questões, pequenos casos, projeto e utilização de ferramentas específicas, como o software “Qualtrics” para inquéritos online/mobile. Avaliação: Prova escrita individual 40% Participação oral e outros trabalhos 15% Trabalho de grupo 45%

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 121.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Marketing research: Applied insight (6th Edition): Nunan, D., Birks, D., & Malhotra, N. 2020 ISBN - 13 978-1292308722

Secundária

  • Marketing Research Methodological Foundations. 12th edition: Iacobucci, Dawn and Churchill, Gilbert A. 2018 ISBN-13: 978-1439081013
  • Código internacional ICC/ESOMAR para a investigação social e de mercado, ESOMAR (4ª edição), versão Portuguesa, revisão APODEMO: APODEMO 2018 http://www.apodemo.pt/deontologia/certificacao-e-entidades-reguladoras/esomar/

Disciplinas de Execução

2021/2022 - 1 Semestre

2022/2023 - 1 Semestre

2009/2010 - 2 Semestre

2010/2011 - 2 Semestre

2011/2012 - 1 Semestre

2012/2013 - 1 Semestre

2013/2014 - 1 Semestre

2014/2015 - 1 Semestre

2015/2016 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2019/2020 - 1 Semestre

2020/2021 - 1 Semestre

2024/2025 - 1 Semestre

2023/2024 - 1 Semestre