Currículo
Análise Quantitativa de Dados em Marketing AQDM
Contextos
Groupo: Marketing > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Compreender os principais conceitos para entender a análise quantitativa de dados. Realizar análise estatística univariada, bivariada e multivariada. Adquirir competências de trabalho com software para análise de dados em marketing como SPSS e Smart-PLS.
Programa
1. Aspectos fundamentais da análise quantitativa de dados 2. Introdução ao SPSS e Smart-PLS 3. Análise de dados univariada e bivariada - Estatística descritiva - Testes paramétricos e não paramétricos - Correlação e regressão linear simples 4. Análise de dados multivariada - Regressão linear múltipla e regressão logística - Análise de componentes principais - Análise e caracterização de clusters - Mediação e moderação
Método de Avaliação
Todas as aulas são teórico-práticas com utilização de software para análise de dados em marketing (SPSS e Smart-PLS). Os trabalhos fora de aula consistem na realização de um trabalho de grupo (3 a 5 alunos). Nas aulas e no trabalho prático são analisadas bases de dados das áreas de marketing empresarial e de consumidor promovendo a ligação com a prática empresarial. Na época normal a nota final da avaliação contínua resulta da classificação obtida em dois momentos de avaliação: (1) trabalho prático realizado em grupo (ponderado em 50%) e (2) prova escrita individual (ponderada em 50%).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 121.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- A concise guide to market research: The process, data and methods using IBM SPSS Statistics: Sarstedt M., Mooi E. 2014 978-3-662-51981-3
- A primer on partial least squares structural equation modeling (PLS-SEM): Hair Jr, J. F., Hult, G. T. M., Ringle, C. M., & Sarstedt, M 2021 9781483377445