Currículo

Comportamento de Mercados e Gestão de Marcas CMGM

Contextos

Groupo: Marketing > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Conhecimento: No final do curso os estudantes deverão: a) compreender os principais conceitos, teorias e métodos de pesquisa que mais contribuem para entender o comportamento do consumidor; b) desenvolver uma compreensão profunda do comportamento do consumidor que permita alicerçar as decisões do branding; c) compreender o conceito de “Capital da Marca” e avaliar o valor das marcas para consumidores e empresas; d) demonstrar consciencialização para questões éticas nas organizações e, em particular, nas decisões de branding; e) dominar as abordagens para desenvolver o “Capital da Marca” através da escolha de elementos da marca; da concepção de estratégias de marketing de suporte; e da alavancagem através de associações secundárias; f) ser capazes de desenvolver auditorias à marca e propor estratégias de reforço do capital da marca; e g) compreender como são criadas as marcas “fortes” e o que deve ser feito para manter marcas fortes ao longo do tempo. Aptidões e competências: a) Pensamento analítico e aptidões de resolução de problemas b) Aptidões técnicas c) Perspetiva ética d) Capacidade de trabalhar em equipa e aptidões de comunicação

Programa

Bloco 1 – Comportamento de Mercados Introdução ao Estudo do Comportamento de Mercados Desvendar a Mente do Mercado: O Núcleo Psicológico Perceção Aprendizagem e Memória Motivação, Valores e Envolvimento O Próprio Consumidor Como Decisor Decisão Individual Comportamento de Mercados e Estratégia da Marca Bloco 2 – Gestão de Marcas Introdução: Marcas e Gestão de Marcas Identificação e Estabelecimento de Posicionamento e de Valores da Marca Capital da Marca Centrado no Cliente Posicionamento e Valores da Marca Questões Éticas em Branding Planeamento e Implementação de Programas de Marketing da Marca Escolha dos Diferentes Elementos da Marca Associações Secundárias da Marca para Criar Capital da Marca Mensuração e Interpretação do Desempenho da Marca Crescimento e Sustentabilidade do Capital da Marca Estratégias para a Marca

Método de Avaliação

Nesta unidade curricular faz-se a combinação do método expositivo com a aplicação do conhecimento de comportamento do consumidor e de gestão de marcas a uma grande diversidade de situações e de contextos através da leitura de artigos científicos, análise de casos (alguns ancorados em situações apresentadas em vídeo), projetos de grupo e participação em aula. Promove-se também a interação com a prática empresarial através de (1) seminários em que gestores profissionais apresentam e discutem temas atuais e relevantes para a temática desta unidade curricular; e (2) trabalhos em contexto empresarial. A classificação final resultará da aplicação dos critérios de avaliação seguintes: Exame Final Escrito 60% Projeto de grupo, análise de casos e participação em aula 40%

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 121.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Consumer Behavior: Buying, Having, and Being: Solomon, M. 2020 Solomon, M. (2020), Consumer Behavior: Buying, Having, and Being, 13ª Edição, Hoboken, NJ: Pearson Education.
  • Strategic Brand Management: Building, Measuring, and Managing Brand Equity: Keller, K. L. & Swaminathan, V. 2020 Keller, K. L. & Swaminathan, V. (2020) Strategic Brand Management: Building, Measuring, and Managing Brand Equity, 5ª Edição, Hoboken, NJ: Pearson Education.

Secundária

Disciplinas de Execução

2021/2022 - 1 Semestre

2022/2023 - 1 Semestre

2009/2010 - 1 Semestre

2010/2011 - 1 Semestre

2011/2012 - 1 Semestre

2012/2013 - 1 Semestre

2013/2014 - 1 Semestre

2014/2015 - 1 Semestre

2015/2016 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2019/2020 - 1 Semestre

2020/2021 - 1 Semestre

2024/2025 - 1 Semestre

2023/2024 - 1 Semestre