Currículo

Marketing de Serviços MS

Contextos

Groupo: Marketing > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Este curso foi desenhado para dotar os alunos com conhecimentos sobre as especificidades do sector de serviços, bem como avaliar as estratégias de marketing apropriadas para a criação de vantagens competitivas sustentadas. Pretende, igualmente, estimular a colaboração entre alunos com experiências e formações heterogéneas de 1º ciclo. A avaliação crítica que os alunos realizam da leitura dos artigos contribui para aumentar as suas competências nas seguintes temáticas: • Particularidades dos Serviços • Implicações das características dos serviços nas estratégias de marketing • Conceito de marketing, mercado, segmentação, escolhas de mercados alvo, e posicionamento • O papel dos recursos humanos na criação de vantagens competitivas de serviços

Programa

- Introdução ao marketing de serviços - Papel do consumidor em serviços - Posicionar serviços em mercados competitivos - Criação e desenvolvimento de serviços - Distribuição de serviços - Formação de preços de serviços - Comunicação de serviços - Desenho e gestão de processos - Gestão de ambientes físicos - Gestão de pessoas em serviços - Gestão de procura e da oferta - Gestão de relacionamentos com clientes - Gestão de reclamações - Qualidade e produtividade de serviços

Método de Avaliação

A avaliação da UC é constituída por: - Apresentação, análise e discussão de um caso prático proposto pelo docente, envolvendo a realização de entrevistas a uma organização proposta pelos alunos e aprovada pelo docente; - Apresentação, análise, discussão e entrega de um relatório de trabalho de grupo proposto pelo docente, envolvendo a realização de entrevistas a uma empresa de serviços; - Prova final individual. O regime de classificação é quantitativo, numa escala de 0 a 20 valores. A aprovação do aluno será obtida quando este alcançar uma classificação igual ou superior a 10 valores. A classificação final tem em consideração os itens e ponderações seguintes: • Exame escrito: 40% • Relatório de trabalho de campo: 45% • Apresentação de 1 Mini Caso: 15%

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 121.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Services Marketing: People, Technology, Strategy: Lovelock, C., & Wirtz, J. 2016 Lovelock, C., & Wirtz, J. (2016), Services Marketing: People, Technology, Strategy, 8th ed., New Jersey: World Scientific.

Secundária

Disciplinas de Execução

2021/2022 - 2 Semestre

2022/2023 - 2 Semestre

2009/2010 - 2 Semestre

2010/2011 - 2 Semestre

2011/2012 - 2 Semestre

2012/2013 - 2 Semestre

2013/2014 - 2 Semestre

2014/2015 - 2 Semestre

2015/2016 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2019/2020 - 2 Semestre

2020/2021 - 2 Semestre

2024/2025 - 2 Semestre

2023/2024 - 2 Semestre