Currículo

Marketing for Innovation and New Products MINP-MIRS

Contextos

Groupo: Direito e Gestão > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Optativas

Groupo: Direito e Gestão > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Optativas

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

1. Entender o quadro conceptual inerente ao empreendedorismo; 2. Entender os processos subjacentes ao empreendedorismo; 3. Identificar as principais etapas inerentes à criação de um negócio empreendedor; 4. Desenvolver processos de criatividade e geração de ideias para novos negócios; 5. Usar os conceitos de marketing e empreendedorismo para identificar novas oportunidades de negócio; 6. Identificar as particularidades do marketing empreendedor; 7. Perceber todos os processos do marketing associados ao desenvolvimento de um novo produto/serviço/empresa 8. Distinguir um plano de negócios de um plano de marketing empreendedor; 9. Desenvolver um plano de marketing empreendedor.

Programa

1. Introdução ao Empreendedorismo 2. Identificação de Oportunidades de Marketing/Negócio 3. Modelos de Negócio 4. Plano de Marketing Empreendedor 5. Desenvolvimento do Marketing-Mix Empreendedor 6. (Estudos de Mercado) 7. Marketing no Contexto Empreendedor 8. Segmentação, Targeting e Posicionamento 9. Análise e Desenvolvimento dos Clientes 10. Análise da Concorrência

Método de Avaliação

Presencial: • Aulas Teórico-práticas: o Método expositivo dos conteúdos programáticos; o Resolução de exercícios/jogos pedagógicos; o Participação em aula. • Acompanhamento e Orientação de Trabalhos de Grupo. Autónoma: • Leitura dos conteúdos programáticos em power-point + bibliografia recomendada; • Leitura, interpretação e desenvolvimento dos exercícios; • Preparação e lançamento de um estudo de mercado para suportar as opções a tomar no projeto final; • Apresentações orais intermédias e final relativas ao plano de marketing empreendedor. AVALIAÇÃO CONTÍNUA: A nota final resulta da média ponderada das notas obtidas nos seguintes critérios: • Briefing + Apresentação do Briefing (BAB); • Apresentação Final (AF); • Projeto Final (PF); • Prova escrita de avaliação individual (PEAI). Nota Final = 20% * BAB + 15% * AF + 35% * PF + 40% * PEAI AVALIAÇÃO POR EXAME Quando aluno não participa no projeto final, a avaliação é totalmente dada por exame escrito (100% nota final).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 120.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Entrepreneurial Marketing - An Effectual Approach: Nijssen, E. J. 2017 2nd edition, New York: Routledge.
  • Marketing for Entrepreneurs ? Concepts and applications for new ventures: Crane, F. G. 2013 California: Sage.

Secundária

  • Effective small business management: an entrepreneurial approach: Scarborough, N. M. e Zimmerer, T. W. 2012 10th edition, Prentice Hall
  • Empreendedorismo e Inovação: Sarkar, S. 2007 Escolar Editora
  • Entrepreneurship: ideas in action: Greene, C. L. 2016 Greene, C. L. (2016). Entrepreneurship: ideas in action, (6th edition), Boston:South-Western Cengage Learning.
  • The Four Steps to Epiphany: Blank, S. 2020 Balnk, S. (2020), The Four Steps to Epiphany, (2nd edition) New Jersey: Wiley.
  • Criar Modelos de Negócio: Osterwalder, A., Pigneur, Y., Smith, A. + 470 2011 Dom Quixote

Disciplinas de Execução

2021/2022 - 2 Semestre

2023/2024 - 2 Semestre