Currículo

Gestão de Dados GD-MQDEE

Contextos

Groupo: Métodos Quantitativos para a Decisão Económica e Empresarial > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

7.5 (para cálculo da média)

Objectivos

O1. Os estudantes serão deverão estar conscientes da necessidade de gerir e processar dados por meio de ferramentas informatizadas. O2. Os estudantes devem saber os principais conhecimentos relacionados com especificação e desenvolvimento de sistemas de base de dados. O3. Os estudantes deverão saber construir e manipular bases de dados relacionais e multidimensionais O4. Os estudantes deverão saber pesquisar informação com propósito de investigação no contexto da área de Gestão de Dados utilizando Tecnologias de Informação.

Programa

1 Introdução aos Sistemas de Informação e Gestão de Dados 2 Desenvolvimento de Sistema de Informação 2.1. Levantamento de requisitos 2.2. Análise e Desenho 2.3. Implementação 2.4. Ligação com outros sistemas 3 Novas Perspetivas e Tendências na Gestão de Dados

Método de Avaliação

Todas as aulas são teórico-práticas. As aulas normalmente consistem de uma pequena apresentação da teoria, contexto de uso e técnicas utilizadas. O professor também ilustra alguns casos práticos. Os alunos podem ou não seguir esta apresentação na sua própria área de trabalho. Depois, existem vários exercícios em que os alunos são apoiados pelo professor. O trabalho individual é complementado com trabalhos em grupo. O trabalho de laboratório pode ser individual ou em grupo. Os alunos também devem executar um projeto em grupo. A classificação final resultará da aplicação dos critérios de avaliação seguintes: • Prova escrita individual, com classificação mínima de 8,5 valores 40% • Projeto informático, elaborado em grupo, com discussão 20% • Realização de relatório e apresentação oral de tema de investigação 40%

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 161.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Introduction to information systems : enabling and transforming business: Rainer Jr., K. & Turban, E. 2009 (2nd edition). Hoboken : Wiley.
  • Fundamental de UML: Nunes, M. & O?Neill, H. 2004 (3ª edição). FCA
  • Management Information Systems Managing the digital firm: Laudon, K. C. & Laudon, J. P. 2014 (13th edition). Prentice Hall
  • SQL: Damas, L 2017 Lisboa: FCA
  • ACCESS 2010 - Depressa & bem: Alves, J. 2010 Lisboa: FCA.

Secundária

Disciplinas de Execução

2021/2022 - 1 Semestre

2022/2023 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2019/2020 - 1 Semestre

2020/2021 - 1 Semestre