Currículo

Seminário Avançado em Sociologia II SASII-PDS

Contextos

Groupo: Sociologia - Conhecimento para Sociedades Abertas e Inclusivas > 3º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

4.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Na continuidade do SAS I, centrado na discussão de investigações recentes ou em curso (nas várias etapas: objeto, questões teóricas de partida, metodologias de abordagem, resultados, etc), o SAS II visa - Introduzir os estudantes nos desafios da pesquisa sociológica contemporânea, de ponta, em áreas temáticas consolidadas nos centros de investigação associados ao consórcio, através de investigadores neles envolvidos; - Proporcionar um diálogo exigente e benéfico entre investigadores e doutorandos, treinando a sua curiosidade, fortalecendo a sua formação/atualização disciplinar - Treinar competências de elaboração de perguntas, discussão e argumentação científicas - Promover sentido de pertença a novo grupo científico de pares, com culturas institucionais e geracionais distintas, e à comunidade académica representada pelo consórcio, através do conhecimento direto do trabalho realizado/em curso por especialidade - Fornecer pistas e referências (teóricas, metodológicas, empíricas) para as dissertações individuais

Programa

Sendo um seminário de investigação que reúne num espaço regular de diálogo comum sociólogos (investigadores universitários) e doutorandos em sociologia, estrutura-se em áreas temáticas - ora consolidadas ora emergentes - mas transversais e estratégicas na definição da identidade científica das várias UO do consórcio. Cada sessão consiste na apresentação e discussão de uma investigação em curso ou recentemente realizada.

Método de Avaliação

O Seminário Avançado em Sociologia está organizado em sessões de trabalho, asseguradas por investigadores convidados e especialistas de uma certa área temática da sociologia. Para além da exposição inicial associada a uma primeira parte da sessão do Seminário (que é precedida pelo envio de um texto/artigo de apoio, bibliografia recomendada de apoio), contempla-se igualmente a orientação e acompanhamento da discussão suscitada pelos estudantes. A metodologia de ensino deve constituir um instrumento para treinar os alunos na formulação de perguntas com sentido e no desenvolvimento de capacidades de argumentação e fundamentação coerentes. A avaliação terá em conta os seguintes critérios: - Qualidade da participação do estudante no debate oral - Qualidade de um ensaio escrito de reflexão pessoal e crítica do estudante sobre projetos de investigação apresentados e sobre as aprendizagens e os contributos colhidos ao longo das sessões para o seu próprio projeto de investigação.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 90.0

Carga Total -

Bibliografia

Não foi definida bibliografia principal

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 2 Semestre

2022/2023 - 2 Semestre

2021/2022 - 2 Semestre

2020/2021 - 2 Semestre

2019/2020 - 2 Semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2023/2024 - 2 Semestre