Currículo

Debates Teóricos Contemporâneos DTC-DOSOC

Contextos

Groupo: Sociologia - Conhecimento para Sociedades Abertas e Inclusivas > 3º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

8.0 (para cálculo da média)

Objectivos

a) Aprofundar o conhecimento e a compreensão crítica dos referenciais teórico-metodológicos da Sociologia, e aplicá-los em contextos de investigação diversificados; b) Aplicar os referenciais teóricos da Sociologia à formulação e análise de problemas científicos relevantes sobre fenómenos e factos sociais complexos; c) Combinar os conhecimentos teóricos e metodológicos para conceber projetos de investigação inovadores; d) Enquadrar os problemas de investigação na literatura científica, identificando lacunas e possibilidades de progresso teórico ou empírico a partir da bibliografia científica relevante e atualizada; e) Capacidade de argumentar e discutir juízos críticos sobre o seu trabalho de investigação e o dos outros, incluindo implicações éticas e sociais; f) Capacidade de integrar os problemas de investigação em projetos ou linhas de investigação coletivos; g)Capacidade de comunicar, oralmente e por escrito, os argumentos teóricos e os problemas de investigação de modo rigoroso.

Programa

Os conteúdos programáticos estão pensados de forma a abordar problemas e debates contemporâneos, sempre equacionados a partir de questões transversais e que têm estado presentes ao longo da história desta ciência social: 1. Racionalidades, ação social e emoções 2. Integração, diferenciação social e conflito 3. Condição humana moderna, tempo, individualidade e expressão de si 4. Teorias da prática e sociologia pragmática Estes temas, entre outros, estão pensados de modo a permitir a mobilização e o diálogo entre autores clássicos e contemporâneos do pensamento sociológico.

Método de Avaliação

As aulas assentam na discussão de bibliografia selecionada para cada tópico, previamente distribuída, para que cada estudante apresente previamente por escrito, uma questão sobre o texto que pretendem que seja discutida ou esclarecida em aula. Os professores introduzem os tópicos e atuam como moderadores e orientadores da discussão, salientando os pontos mais relevantes, e ajudando os estudantes a resolver dificuldades de compreensão. A avaliação considera a assiduidade, a qualidade da participação nas discussões do seminário, a qualidade e pertinência das questões submetidas antes de cada sessão, e um trabalho escrito ensaiando a aplicação conceitos e questões abordadas no seminário à formulação teórica do objeto de estudo para o seu projeto de tese.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 204.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • The Meanings of Social Life: A Cultural Sociology. Oxford: Oxford University Press.: Alexander, J. 2005
  • Social Theory in the Twentieth Century and Beyond. Cambridge: Polity Press.: Baert, P., & Silva, F. C. 2010
  • Foundations of Social Theory. Cambridge MA, Harvard University Press.: Coleman, J. 1994
  • Understanding Classical Sociology: Marx, Weber, Durkheim (2nd edition). London: Sage.: Hughes, J. A., Sharrock, W. W., & Martin, P. J. 2003
  • Sociologies et Modernité. Paris: Gallimard: Martuccelli, D. 1999
  • On Theoretical Sociology: Five essays, Old and New. New York: The Free Press.: Merton, R. K. 1967
  • Understanding Modern Sociology. London: Sage.: Sharrock, W. W., Hughes, J. A., & Martin, P. J. 2003
  • Trust and Rule. New York: Cambridge University Press.: Tilly, C. 2005
  • Contemporary Sociological Theory. London: Sage.: Turner, J. H. 2013

Secundária

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 1 Semestre

2022/2023 - 1 Semestre

2021/2022 - 1 Semestre

2020/2021 - 1 Semestre

2019/2020 - 1 Semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2023/2024 - 1 Semestre