Currículo
Metodologia da Investigação MI-DOSOC
Contextos
Groupo: Sociologia - Conhecimento para Sociedades Abertas e Inclusivas > 3º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
8.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Pretende-se com esta Unidade curricular que os estudantes aprendam: a) os passos fundamentais para desenhar um pré-projeto de investigação b) a desenvolver reflexões fundamentadas sobre o respetivo percurso de pesquisa c) a demonstrar capacidade para discutir temas e tópicos relevantes à sua investigação, implicando-se, com elevada capacidade reflexiva e argumentativa, nos debates desenvolvidos no contexto das sessões de seminário; d) a saber construir textos escritos de acordo com convenções e regras éticas vigentes no meio académico, demonstrando elevada capacidade para articular ideias e fundamentar teoricamente os seus pontos de vista e) a ser capaz de comunicar oralmente as suas ideias e argumentos de modo claro e rigoroso perante uma audiência f) a escolher, e clarificar as suas escolhas, por um desenho de pesquisa adequado aos objetivos e ao desenvolvimento da sua tese de doutoramento.
Programa
1. Propostas epistemológicas e metodológicas dos clássicos e a sua influência nos autores contemporâneos 2. Propostas epistemológicas e metodológicas dos autores contemporâneos. Positivismo e anti-positivismo. Realismo crítico, construtivismo e racionalismo aplicado. 3. Análise e discussão dos princípios epistemológicos e metodológicos do trabalho de investigação. Identificação de diferentes modelos de pesquisa, desde a formulação da pergunta de partida até à recolha de dados. 4. Formação de conceitos, modelo de análise e construção do desenho de pesquisa. Estratégias indutivas e dedutivas. Modos de operacionalização de conceitos. 5. Estratégias e métodos quantitativos, qualitativos e mistos.
Método de Avaliação
Aulas teórico-práticas com exposição e alternando discussão de conteúdos, análise de exemplos e exercícios práticos de resolução de problemas. Avaliação: Uma ficha de leitura breve sobre um texto científico escolhido de uma lista sugerida pela docente e apresentado e discutido em aula. Apresentação na aula de um pré-projecto de desenho de pesquisa. Pré-projecto escrito de desenho de pesquisa.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 204.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Condições e problemas, genéricos da pesquisa empírica. In A Investigação nas Ciências Sociais (pp. 61-114). Lisboa: Presença: Almeida, J. F., & Pinto, J. M 1976
- O racionalismo aplicado. In A Epistemologia (pp.113-141). Lisboa: Edições 70.: Bachelard, G. 1984
- Introdução a uma sociologia reflexiva. In O Poder Simbólico (pp. 17.58). Lisboa: Difel.: Bourdieu, P. 1989
- O Inquérito. Teoria e Prática. Oeiras: Celta Editora.: Ghiglione, R., & Matalon, B. 1992
- Indagação Científica, Aprendizagens Escolares, Reflexividade Social. Porto: Afrontamento: Pinto, J. M. 2007
- Manual de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva.: Quivy, R., & van Champenhoudt, L. 2003
- The design of social and political research. In D. Della Porta & M.: Schmitter, P. C. 2008
- Metodologia das Ciências Sociais. Porto: Afrontamento.: Silva, A. S., & Pinto, J. M. (Eds.). 1986