Currículo
Género, Trabalho e Família GTF-DOSOC
Contextos
Groupo: Sociologia - Conhecimento para Sociedades Abertas e Inclusivas > 3º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Optativas
ECTS
8.0 (para cálculo da média)
Objectivos
- Aquisição do conhecimento teórico e das referências empíricas que permitam a compreensão do género enquanto construção social, a análise crítica e a compreensão das principais mudanças e dos padrões de desigualdade de género na sociedade contemporânea, designadamente aqueles que têm lugar em contexto laboral, organizacional e familiar. - Desenvolvimento de competências teóricas e analíticas para conceber e desenvolver projetos de investigação que possam contribuir para o avanço do conhecimento e da ciência, a partir da integração de uma perspetiva de género.
Programa
1. Contributos da sociologia e contributos dos estudos de género 2. Género numa perspetiva global 3. Género, família e relações íntimas 4. Género, feminilidades e masculinidades 5. Sexo, género e sexualidades 6. Paternidade e Maternidade: mudança e pluralidade 7. Género, educação e capital humano 8. Género e mercado de trabalho 9. Género, liderança e organizações
Método de Avaliação
Exposição com debate em aula. Exercícios em contexto de aula, debates temáticos, relatório final e sua apresentação.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 204.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Livro Branco: Homens e igualdade de género em Portugal. Lisboa: CITE: Wall, K. et al. 2016
- Women, gender and work: The Portuguese case in the context of the EU. International Journal of Sociology, 38 (4): 36-56.: Torres, A. 2009
- Sobreminorias em profissões marcadas pelo género. Análise Social, (212): 700-26.: Santos, M. H. e Amâncio, L. 2014
- Institutional interactions in gender pay equity. U.Ox. H.Rights Hub Jnl, 1: 115-42.: Rubery, J., Koukiadaki, A. 2018
- The social construction of gender. LA: Sage.: Lorber, J. & Farrell S. (eds.) 1991
- Men and women of the corporation. NY: Basic Books.: Kanter, R. M. 1997
- Gender in world perspective. Cambridge: Polity.: Connell, R. W., & Pearse, R. 2014
- "Portugal: The slow progress of the regulatory framework”, in C. Seierstad et al. (eds), Gender diversity in the boardroom, 45-74. London: Palgrave.: Casaca, S. F. 2017
- Masculino e feminino. Porto: Afrontamento.: Amâncio, L. 1994
- Hierarchies, jobs, bodies. Gender and Society, 4(2): 139-58.: Acker, J. 1990