Currículo

Tópicos Avançados de Gestão TAG-DG

Contextos

Groupo: Gestão > 3º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

8.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A disciplina visa proporcionar aos estudantes os fundamentos da Teoria das Organizações, uma visão atual de correntes de pensamento e de investigação em Gestão Geral e também em Gestão Estratégica das Organizações. Visa, ainda, dar a cada aluno a possibilidade de pesquisar e estudar mais aprofundadamente os temas apresentados.

Programa

1. Teoria da Organização Clássica 2.Teoria da Organização Neo Clássica 3. Teoria da Organização Estrutural 4. Poder e Teoria da Organização 5. Teorias das Organizações e Ambientes 6. A Sustentação das Vantagens Competitiva 7. Corporate Governance 8. Stakeholder Approach 9.Empreendedorismo 10. Reputação 11. Business Model 12. Institutional theory perspective 13. Industrial organization 14. Game theory 15.Transaction cost economics 16. Agency theory 17. Complexity perspective

Método de Avaliação

a) Metodologia Os docentes dinamizarão as primeiras sessões. Os alunos farão apresentações nas três últimas sessões. Na sequência das apresentações, haverá um espaço de debate. b) Avaliação Cada doutorando fará uma apresentação sobre um tópico do programa. Subsequentemente, cada aluno entregará um relatório (cerca de 30 páginas, times 12, espaço e meio) no qual desenvolverá um tema acordado com o professor e que poderá ou não ser um aprofundamento do tema que tenha tratado na apresentação. Além disso, cada doutorando fará um exame final. A classificação final será o resultado da média ponderada: - Apresentação….............20% - Relatório individual….. 30% - Participação……….……..10% - Exame final……………... 40%

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 180.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Organization Theory: Selected Classic Readings, Oxford Press: Pugh,D. 2007
  • Classics Of Organization Theory, Cengage: Shafritz,Ott,Jang 2016
  • Fundamental Issues in Strategy. In Fundamental Issues in Strategy - a Research Agenda, Rumelt, R, Schendel D. and Teece D. (eds), Harvard Business School Press.: Rumelt, R, Schendel D. and Teece D. 1994
  • Resource-Based Theory, Oxford University Press, N.Y.: Barney, J. and Clark, D. 2007
  • The Role of the Alliance Management Capability”, Services Industry Journal, 31(12), 1961-1978: Gonçalves, F.R. and Gonçalves, V.C. 2011
  • “Social value and organizational performance in non-profit social organizations: Social entrepreneurship, leadership, and socioeconomic context effects”. Journal of Business Research, 66(10), 2139–2146.: Felicio, J. A, Gonçalves, H. M. and Gonçalves, V. C. 2013
  • “What's in a Name? Reputation Building and Corporate Strategy.” The Academy of Management Journal, 33(2), 233-258: Fombrun, C. and M. Shanley 1990
  • “The Business Model: Recent Developments and Future Research”, Journal of Management, Vol. 37,4, 1019-1042: Zott, C., R. Amit, L. Massa 2011
  • Jenkins, M., V. Ambrosini (eds.): Advanced Strategic Management, third edition, Palgrave 2015
  • Blackwell Handbook of Strategic Management, Blackwell Publishers, Malden (MA, USA): Hitt, M. R., E. Freeman and J. Harrison 2005

Secundária

Disciplinas de Execução

2022/2023 - 1 Semestre

2024/2025 - 1 Semestre

2023/2024 - 1 Semestre