Currículo
Investigação em Gestão Estratégica e Marketing IGEM-DG
Contextos
Groupo: Gestão > 3º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Optativas > Área Científica de Investigação
ECTS
21.0 (para cálculo da média)
Objectivos
• Conhecer a diversidade de correntes de investigação, ou escolas de pensamento, em marketing e estratégia. • Desenvolver aptidões necessárias à avaliação crítica da pesquisa académica. • Desenvolver aptidões de investigação através da realização de uma revisão de literatura sobre um tema específico.
Programa
• Escolas de pensamento em marketing e estratégia • Ilustrações de projetos de pesquisa intensiva e extensiva • Elaboração, apresentação e discussão de uma revisão de literatura • Elaboração, apresentação e discussão de um projeto de pesquisa individual
Método de Avaliação
As sessões em sala de aula combinam a exposição com a discussão das leituras recomendadas e dos relatórios produzidos pelos alunos. As primeiras seis sessões combinam o método expositivo tendo os alunos realizado previamente algumas leituras fundamentais para poderem acompanhar as teorias e conceitos apresentados pelo docente; quatro sessões são destinadas à apresentação e discussão dos trabalhos realizados pelos alunos, dois por cada aluno. Os alunos são avaliados com base na qualidade dos documentos realizados (70%), apresentação e discussão oral (30%).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 455.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Marketing Theory Foundations, Controversy, Strategy, and Resource-advantage Theory: Shelby D. Hunt 2010 Routledge
- Marketing Theory: Michael J Baker, Michael Saren 2016 Sage
- Marketing Theory: Evolution and Evaluation: Sheth, Jagdish N., David M. Gardner, Dennis E. Garrett 1988 Wiley