Currículo

Teorias da Modernidade e Desenvolvimento TMD-DHES

Contextos

Groupo: História Económica e Social > 3º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Optativas

Groupo: História Económica e Social > 3º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Optativas > Optativas 2 e 3

ECTS

10.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A disciplina pretende promover o estudo crítico e aprofundado do desenvolvimento enquanto processo de longo prazo de transformação societal. Para tal, encontra-se estruturado em torno de três eixos: 1. Teorias clássicas da modernidade; 2. Perspetivas modernas sobre o desenvolvimento; 3. Teorias económicas sobre crescimento e desenvolvimento. Cada uma destas partes procura tratar os principais conceitos, perspetivas, autores e escolas de pensamento relativos às temáticas referidas. Pretende-se familiarizar os estudantes com um conjunto de conceitos e perspetivas essenciais para os debates teóricos acerca da modernidade, do desenvolvimento e do crescimento económico, fomentando o pensamento analítico e a compreensão das continuidades e ruturas paradigmáticas.

Programa

1. Introduction and overview of the course (Francisco Louçã) PART I – CLASSICAL THEORIES OF MODERNITY 2. Max Weber: modernity as rationalisation (João Carlos Graça) 3. Karl Marx and capitalist modernity (João Carlos Graça) 4. Durkheim, Simmel and modernity (João Carlos Graça) 5. The classical political economists (1) (Eduardo Sarmento) 6. The classical political economists (2) (Eduardo Sarmento) PART II – MODERN PERSPECTIVES ON DEVELOPMENT 7. Karl Polanyi and the Great Transformation (Susana Brissos) 8. Developmentalism and modernisation (Carlos Castel-Branco) 9. Structuralism and dependency theories (Carlos Castel-Branco) 10. Institutional political economy (Susana Brissos) 11. New institutional economics (Leonor Costa) 12. Recent debates around the Great Divergence (João Carlos Graça) 13. The capability approach and human development (Nuno Ornelas Martins) 14. Postdevelopment (Luís Francisco Carvalho) PART III – ECONOMIC THEORIES ON GROWTH AND DEVELOPMENT 15. Neoclassical growth models (Alexandre Abreu) 16. Ideas, human capital and endogenous growth (Alexandre Abreu) 17. Institutions, growth and development (Alexandre Abreu) 18. Innovation, crises and cycles (Francisco Louçã) 19. Industrialisation and industrial policy (Carlos Castel-Branco) 20. Globalization and financialisation (Carlos Castel-Branco)

Método de Avaliação

O programa é integralmente ministrado através de aulas teóricas com espaço para debate envolvendo os estudantes. A avaliação de conhecimentos visa avaliar o progresso dos estudantes em termos de compreensão crítica das diferentes perspetivas e problemáticas, assentando num ensaio (máx. 2500 palavras) que tenha por objeto um dos autores ou tópicos do programa. Os estudantes discutem o ensaio numa apresentação à Comissão Científica do Doutoramento

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 228.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • The Process of Economic Development. London and New York: Routledge.: Cypher, James & Dietz, James 2005
  • Theories of Development: Contentions, Arguments, Alternatives. New York and London: The Guilford Press.: Peet, Richard & Hartwick, Elaine 2015
  • Handbook of Alternative Theories of Economic Development. Cheltenham, UK and Northampton, MA, USA: Edward Elgar.: Reinert, Erik; Ghosh, Jayati & Kattel, Rainer 2016
  • The SAGE Encyclopedia of Economics and Society. Thousand Oaks: SAGE Publications.: Wherry, Frederick & Schor, Juliet 2015

Secundária

Disciplinas de Execução

2022/2023 - 1 Semestre

2023/2024 - 2 Semestre

2023/2024 - 1 Semestre