Currículo

Instituições e Desenvolvimento ID-DHES

Contextos

Groupo: História Económica e Social > 3º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Optativas

ECTS

10.0 (para cálculo da média)

Objectivos

a) Identificar a dimensão institucional da economia segundo as abordagens neoinstitucionalistas. b) Reconhecer diferentes arranjos institucionais na economia e na ordem política e suas repercussões na afetação de recursos e distribuição de riqueza. c) Estimular a análise crítica do papel das instituições como explicação das trajetórias de crescimento económico e desenvolvimento humano enquanto fenómenos de longo prazo.

Programa

1. Fundamentos do novo institucionalismo (As instituições como “regras do jogo da sociedade” e como mecanismos de coordenação da interacção humana; as instituições formais e informais; o comportamento dos indivíduos em diferentes contextos – jogos cooperativos e não cooperativos. Os atritos na coordenação como custos de transação. Direitos de propriedade e a tragédia dos comuns.) 2. Mercado e outros modos de organização - Hierarquia (Hierarquias versus mercado- custos de organização comparados. Custos comuns: Problemas de informação. A economia dos contratos) 3. O Estado, governação e acção colectiva (Instituições politicas e custos de transação políticos. Uma abordagem económica da acção colectiva. Instituições políticas e grupos de interesse; corrupção e rent-seeking) 4. Instituições e desenvolvimento económico (as causas fundamentais do desenvolvimento: Path dependency e mudança institucional; geografia versus comércio versus instituições. Os Estados desenvolvimentistas. Desenvolvimento e capital social)

Método de Avaliação

Previsão de 12 aulas, compreendendo 9 aulas de exposição teórica e 3 aulas práticas., As aulas práticas destinam-se a debate de artigos seminais que tocam os 4 conteúdos programáticos. A avaliação inclui pequenos ensaios (máximo 1000 palavras) que os estudantes deverão redigir previamente à aula prática em que será debatido cada um dos textos seminais . Esta participação prática compreende 50% da avaliação. O exame final em época normal compreende os restantes 50% Todo o estudante é livre de realizar apenas um exame em época de recurso como única forma de avaliação (100% da avaliação). Os alunos terão um segundo momento de avaliação que compreende um relatório escrito da frequência da UC e sua adequação ao projeto de formação no doutoromento em História Económica e Social.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 241.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Institutional Economics. Social Order and Public Policy. Cheltenham, Edward Elgar.: Kasper, Wolfgang and Streit, Manfred E. 1999
  • Handbook of New Institutional Economics. Dordrecht, Springer.: Ménard, Claude and Shirley, Mary M. 2005
  • Institutions, Institutional Change and Economic Performance. Cambridge U.P, New York.: North, Douglass 1990
  • O Prisioneiro, o Amante e as Sereias: Instituições Económicas, Políticas e Democracia. Coimbra, Editora Almedina.: Pereira, Paulo Trigo 2008

Secundária

  • Why Nations Fail: The Origins of Power, Prosperity and Poverty. New York, Crown Publishers.: Acemoglu, Daron ; Robinson, James A. 2012
  • Economic Behaviour and Institutions. Cambridge, Cambridge University Press.: Eggertson, T. 1990
  • The Origins of Political Order, London, Profile Books , 2 vols: Fukuyama, Francis 2011
  • Institutions and Development: A Critical Review. Working Paper nº. 210, OECD Development Center, Paris.: Jütting, J. 2003
  • A economia do Bem Comum, Lisboa, Guerra e Paz: Tirole, Jean 2018

Disciplinas de Execução