Currículo

Macroeconomia MA-DHES

Contextos

Groupo: História Económica e Social > 3º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Optativas

ECTS

10.0 (para cálculo da média)

Objectivos

1. Compreender e avaliar modelos macroeconómicos. 2. Aplicar modelos macroeconómicos a questões práticas da economia e da política económica. 3. Demonstrar conhecimento da literatura macroeconómica em geral e da bibliografia em particular.

Programa

Parte I - Macroeconomia de Longo Prazo 1. Macroeconomia do Crescimento 1.1. Tendência e ciclo económico: factos estilizados do longo prazo 1.2. O modelo de Solow (-Swan) 1.3. O modelo de Ramsey (-Cass-Koopmans) 1.4. Modelos de gerações sobrepostas 1.5. Crescimento endógeno Parte II - Macroeconomia de Curto Prazo 2. Nova Escola Clássica 2.1. A hipótese das expectativas racionais 2.2. Informação imperfeita e a função de oferta de Lucas 2.3. Eficácia da política económica e crítica de Lucas 2.4. Inconsistência temporal 3. Ciclos Económicos Reais 3.1. Tendência e ciclo económico: factos estilizados do curto prazo 3.2. Optimização intertemporal 3.3. O modelo de Ramsey com trabalho endógeno 3.4. Modelo protótipo: simulação e validação empírica 4. Nova Escola Keynesiana 4.1. Precursores: equilíbrios walrasianos e não walrasianos 4.2. Concorrência imperfeita no mercado do produto 4.3. Rigidez nominal 4.4. Desemprego 5. A Nova Macroeconomia 5.1. Problemas e paradoxos 5.2. A "nova" síntese keynesiana-neoclássica

Método de Avaliação

Numa semana média existem 3 horas de aulas teóricas e 1,5 horas de aulas práticas. Nas primeiras são apresentados os modelos macroeconómicos e nas segundas são feitos e discutidos exercícios sobre estes modelos, bem como a sua validação empírica e os problemas associados à sua aplicação na política económica. O método de avaliação disponível é constituído por: a) um ensaio individual de 7 páginas (40%); b) uma prova escrita final com consulta (60%). Para poder ter acesso a a) os alunos têm de entregar um mínimo de 8 exercícios manuscritos no início de cada aula prática. O ensaio individual consiste na leitura crítica e comparativa de um artigo pioneiro (e.g. Solow, 1956) e de um artigo recente (últimos 5 anos) que o tenha referenciado na Web of Knowledge. O aluno pode sempre optar apenas por b) (100%) e a sua classificação nunca é prejudicada por a). Os estudantes apresentarão um relatório de síntese do curso nos aspetos em que contribuiu para construir o projeto da dissertação.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 208.5

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Interest and Prices. New Jersey: Princeton University Press.: Woodford, M. 2003
  • Macroeconomic Theory, 2nd edn. New Jersey: Princeton University Press.: Wickens, M. 2012
  • The Cyclical Behavior of Prices and Costs: Rotemberg, J. & Woodford, M. 1999
  • Foundations of Modern Macroeconomics, 3rd edn. Oxford: Oxford University Press.: Heijdra, B. 2017
  • Monetary Policy, Inflation, and the Business Cycle, 2nd edn. New Jersey: Princeton University Press: Galí, J. 2015
  • Fiscal Policy under Imperfect Competition with Flexible Prices: An overview and a survey. Economics: The Open-Access, Open-Assessment E-Journal 5 (2011-3), 1-57.: Costa, L. & Dixon, H. 2011
  • Lectures on Macroeconomics. Cambridge, MA: The MIT Press.: Blanchard, J.-O. & Fischer, S. 1989
  • Macroeconomics of Imperfect Competition and Nonclearing Markets. Cambridge, MA: The MIT Press.: Bénassy, J.-P. 2002
  • Economic Growth, 2nd edn. New York: McGraw-Hill.: Barro, R. & Sala-i-Martin, X. 2003
  • Introduction to Modern Economic Growth. New Jersey: Princeton University Press.: Açemoglu, D. 2009
  • Advanced Macroeconomics, 5th edn. New York: McGraw-Hill.: Romer, D. 2019

Secundária

Disciplinas de Execução