Currículo

Economics of Innovation EI-DHES

Contextos

Groupo: História Económica e Social > 3º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Optativas

ECTS

10.0 (para cálculo da média)

Objectivos

(i) As matérias dadas e a organização da disciplina têm como objectivo a transmissão de conhecimentos essenciaispara a compreensão do fenómeno da inovação (tecnológica, não tecnológica). (ii) A disciplina pretende dotar os alunos de uma grelha analítica para equacionarem as realidades complementares daempresa e do sistema da inovação, tendo em conta as interações complexas que atualmente estão na base da concepção, produção e difusão de inovações. (iii) Neste âmbito, pretende-se transmitir conhecimentos necessários para descodificar o contexto e as instituiçõesque influenciam a conceção, produção e difusão de inovações. (iv) Para além de dotar os alunos de um quadro conceptual sólido de análise da inovação, procura-se tambémtransmitir conhecimentos de base relativamente a indicadores e fontes estatísticas mais relevantes para realizar análises no quadro do objeto da disciplina.

Programa

1. Economia da Inovação: objeto e abordagem 2. Como tem sido tratada a inovação pelos economistas 3. C&T e inovação: conceitos, medidas e observação empírica 4. Teorias, modelos e evidência empírica da análise económica da inovação: perspetivas fundadoras 5. Sistemas de inovação e propriedades sistémicas das estruturas industriais 6. Economia circular e inovação verde 7. Inovação inclusiva e inovação social 8. Teorias e modelos de difusão da inovação 9. Inovação, dimensão empresarial e estrutura de mercado 10. Conceitos de base e racional económico da Propriedade Industrial 11. Estratégias e políticas de Propriedade Industrial12. Crescimento económico, inovação e sustentabilidade

Método de Avaliação

Esta disciplina contempla o regime de avaliação contínua. Este regime consiste na realização de um trabalho de grupo (3-4 alunos) e de uma prova individual (prova da Época Normal), valorizados em 35% e 65%, respetivamente. Os alunos que não obtenham aprovação na avaliação contínua ou que pretendam melhoria de nota, e ainda os que não optem pelo regime de avaliação contínua, têm acesso à prova de Época de Recurso. As provas da disciplina são com consulta, mas o uso de telemóveis ou computadores não está previsto. Os estudantes apresentarão um relatório de síntese do curso nos aspetos em que contribuiu para construir o projeto da dissertação.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 241.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • The Triple Challenge for Europe: The Economy,Climate Change and Governance. Oxford University Press: Jan Fagerberg, Staffan Laestadius e Ben R. Martin 2015
  • Oxford Handbook of Innovation, Oxford Univ. Press: Jan Fagerberg, David Mowery e Richard Nelson 2004
  • Handbook of The Economics of Innovation, Vols. 1 e 2. NORTH-HOLLAND: Bronwyn H. Hall e Nathan Rosenberg 2010
  • Inovação em Portugal. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos.: Manuel Mira Godinho 2013
  • Advanced Introduction to National InnovationSystems. Elgar Advanced Introductions Series: Cristina Chaminade, Bengt-Ake Lundvall e Shagufta Haneef 2018

Secundária

Disciplinas de Execução