Objectivos

Mestrado Bolonha em Desenvolvimento e Cooperação Internacional

Esta unidade curricular tem como objetivo dar a conhecer aos alunos os fundamentos da avaliação na cooperação para o desenvolvimento incluindo a sua evolução histórica, a teoria e a prática da avaliação ao nível das políticas, programas e projetos, bem como os desafios que se colocam à prática da avaliação no contexto da cooperação para o desenvolvimento. Com uma natureza eminentemente prática, inclui uma análise da relação entre avaliação e as outras fases do ciclo das políticas públicas e dos programas/projetos, a natureza e finalidades da avaliação, a lógica da avaliação, os tipos de avaliação, as normas e valores profissionais, os princípios da avaliação, as perguntas e os critérios de avaliação, as fases do processo de avaliação, as metodologias e métodos de avaliação. No final, os alunos deverão ter adquirido conhecimentos teóricos e práticos em matéria de avaliação de políticas, programas e projetos de cooperação para o desenvolvimento. Conhecerão os modelos de gestão e governação da avaliação e suas implicações. Serão capazes de descrever as diversas abordagens de avaliação do desenvolvimento. Conhecerão as diferentes ferramentas teóricas, analíticas e metodológicas da avaliação. Compreenderão as normas, diretrizes e ética que sustentam a avaliação. Terão desenvolvido competências avaliativas básicas que lhes permitem pensar avaliativamente e participar em equipas de avaliação de intervenções de desenvolvimento