Métodos de Ensino e Avaliações
A abordagem de ensino procurará integrar, sempre que possível, a exposição de conceitos e teorias com análises metodológicas baseadas em casos reais de implementação e avaliação de políticas públicas. Os slides das aulas serão disponibilizados na página do curso no FÉNIX. Espera-se dos alunos assiduidade e participação ativa. Para incentivar a participação na avaliação, a avaliação durante o período normal consistirá em: • Exame final escrito: 50% da nota. Em grupos de 2 a 3 alunos, dependendo do tamanho da turma: • No final de cada aula, haverá uma apresentação de um artigo de investigação publicado recentemente numa revista científica (10min), seguida de discussão em aula. O trabalho deverá ser selecionado de uma lista fornecida pelo docente (exemplos no final deste documento) ou proposta pelo aluno nas primeiras semanas de aulas e aceite pelo docente: 25%. • Nas últimas semanas do semestre, apresentação de um desenho de investigação para responder a uma pergunta real em aula (10min), seguido de discussão: 25%. Esta componente deve incluir: (i) motivação de uma questão de investigação relevante relacionada com a avaliação de uma política pública real, explicando porque é que esta política é importante e porque deve ser estudada (incluindo uma breve revisão da literatura sobre outros artigos e debates políticos); (ii) um desenho de avaliação, incluindo o método (campo, laboratório, experimento natural, etc.) e uma descrição da medição (ou seja, os dados que seriam necessários – a viabilidade será particularmente valorizada!). É importante discutir se os resultados constituiriam correlações ou parâmetros causais; (iii) potenciais limitações da abordagem proposta