A avaliação de conhecimentos pode ser feita em dois momentos: a época normal e a época de recurso.

 

1)       Época normal:

A avaliação na época normal caracteriza-se pela possibilidade do aluno poder optar no início do semestre lectivo por uma das seguintes duas modalidades:

 

a.       Avaliação com base exclusivamente na prova escrita realizada no período de exames de época normal (que decorre após o período de leccionação). A classificação final na disciplina é igual à classificação obtida no exame.

 

b.       Avaliação com base na prova escrita realizada no período de exames de época normal e no desempenho do aluno durante o semestre. Este último será avaliado essencialmente a partir da resolução de trabalhos práticos propostos pelo docente, sendo ponderado pela assiduidade e participação nas aulas do aluno. Os trabalhos práticos devem ser preferencialmente resolvidos em grupo com 2 ou 3 pessoas no máximo. A classificação será obtida de acordo com,

em que DES é a classificação final obtida com o desempenho do aluno durante o semestre e PE é a classificação obtida na prova escrita.

 

2)       Época de recurso:

A avaliação na época de recurso consiste numa prova escrita e destina-se aos alunos que não tenham obtido aproveitamento na época normal ou que pretendam fazer melhoria de nota. A classificação é igual à classificação obtida na  respectiva prova escrita.

 

3)       Classificações acima de 18:

Quando a classificação de qualquer momento de avaliação for superior a 18 valores, a clas­sificação final é de 18 valores, salvo se o aluno optar por fazer uma prova oral. Neste caso, está garantida a classificação mínima de 18 valores.

 

4)       Provas com menos de 5 alunos inscritos:

Quando o número de alunos inscritos em qualquer momento de avaliação for inferior ou igual a 5, a prova escrita pode ser substituída por provas orais.