Syllabus
hfdghdf
Disciplina
|
Desigualdades, Exclusão Social e Políticas Públicas
|
Mestrado(s)
|
Mestrado em Economia e Políticas Públicas
|
Tipo
|
Obrigatória
|
Faculdade e Departamento
|
ISEG - Departamento de Economia
|
Objectivos Gerais
|
Apresentar a problemática das desigualdades no âmbito das Políticas Públicas de promoção da equidade; Principais conceitos de caracterização das desigualdades sociais enquanto fenómeno multidimensional; Desigualdade económica e distribuição do rendimento; Desigualdade económica e exclusão social; Problemas conceptuais e empíricos da medição da desigualdade; Identificação de alguns determinantes da desigualdade. Impacto das políticas públicas, em particular das políticas redistributivas, sobre o fenómeno da desigualdade; A dinâmica das Desigualdades.
|
Resultados Esperados da Aprendizagem
|
Qualificações de base:
Literacia técnica e científica ao nível dos conceitos, teorias, metodologias de análise e de avaliação das desigualdades sociais, em particular das desigualdades na distribuição do rendimento. Constitui uma componente da formação de 2º Ciclo complementar à formação base em Economia, Sociologia, Psicologia, Administração Pública, Direito, entre outros domínios das Ciências Sociais e Humanas. Formação especializada: Formação especializada nos domínios de desenvolvimento e aprofundamento de qualificações teóricas e metodológicas, bem como no campo das novas metodologias de investigação empírica, designadamente no que respeita à axiomática das desigualdades, aos critérios de ordenação da desigualdade e do bem-estar social. Competências em avaliação de políticas públicas: Formação de base em metodologias de avaliação da eficácia e da eficiência das políticas públicas no combate às desigualdades e à exclusão social. Trata-se de competências indispensáveis para desenvolver investigação em domínios diversos, de entre os quais se destacam os da eficácia, eficiência, equidade e sustentabilidade das políticas sociais visando a promoção da inclusão. Estas competências constituem eixos fundamentais para o exercício de actividades de suporte à concepção, consultoria e avaliação de programas e políticas públicos. Competências relacionais: Desenvolvimento da capacidade de familiarização com os conceitos básicos e os resultados associados à temática das desigualdades produzidos pelo sistema estatístico (nacional (INE) e europeu (Eurostat)) de avaliação das desigualdades. |
Conteúdo
|
1. Introdução: O(s) conceito(s) de desigualdade. Desigualdade e Equidade. Desigualdade e Exclusão Social
2. Distribuição do Rendimento e Desigualdade Económica 3. Desigualdade, Bem-Estar Social e Pobreza 4. O problema da Medida da Desigualdade 5. Determinantes da desigualdade 6. Avaliação do Programas Públicos na óptica da Equidade 7. Dinâmica das desigualdade 8. Da teoria à Prática: Problemas de Implementação Empírica |
Requisitos
|
Conhecimento das disciplinas de Microeconomia e de Estatística ao nível do primeiro ciclo de Bolonha
|
Avaliação
|
A avaliação da unidade curricular Desigualdades e Políticas Públicas pressupõe a participação efectiva dos alunos nas aulas e consta de:
a) Apreciação da assiduidade e participação nas aulas ; b) Apreciação de uma ficha individual a realizar pelo aluno no decorrer do semestre ; c) Nota de um teste global sobre toda a matéria leccionada a efectuar após o período de leccionação. |
Bibliografia
|
|