Métodos de Ensino e Avaliações

Tendo em conta os objetivos anteriormente definidos, e o programa e características específicas desta unidade curricular, em termos pedagógicos orientamos o desenvolvimento das atividades segundo dois tipos de aulas: • Um primeiro grupo será preenchido com aulas que se aproximam do figurino tradicional de aulas teórico-práticas: exposição da matéria por parte do docente, seguida de reflexão/debate com os alunos a partir de questões e dúvidas colocadas pelo docente e/ou pelos alunos, ou por pequenos trabalhos práticos relacionados com os temas propostos; • Um segundo grupo de aulas em que o papel dos alunos, ao nível da própria apresentação das temáticas, será incentivado. Pensa-se, neste caso, na constituição de grupos de trabalho, aos quais serão indicados vários temas de reflexão: em cada ano letivo, serão indicados vários Estudos de caso* relacionados com os diferentes ODS (No caso exposto, para o primeiro ano, escolheram-se temas relacionados com os ODS 13, 14 e 15). Será indicada bibliografia básica e alguma bibliografia complementar, sobre a qual os grupos deverão investigar e elaborar um Relatório que será apresentado em aula. Após a exposição, deverá o grupo sujeitar-se às questões, dúvidas e comentários dos colegas e do docente. A Avaliação de Conhecimentos segue duas vias possíveis: - Para alunos em Avaliação Contínua, a nota final na UC corresponde à nota de Relatório/ Exposição/Discussão referidos anteriormente, com a ponderação de 60%, e prova individual (no período de Provas Intercalares), sem consulta, sobre os pontos do programa entretanto já abordados, ponderação 40%. - Para os alunos que não passaram na avaliação contínua, ou que não quiseram integrar este tipo de avaliação, mantêm-se os exames tradicionais de época Normal e de Recurso com provas sem consulta e de acordo com o figurino tradicional. Estas provas incidem sobre os pontos 1, 2 e 3 do programa da UC.