Sumários
Para além do Indivíduo: perspetiva das práticas sociais
29 Outubro 2024, 20:00 • Mónica Truninger de Albuquerque de Medeiros Sousa
Nesta sessão fazemos uma introdução às teorias da prática. Aqui exploram-se os principais desenvolvimentos desta teoria abordando autores clássicos e contemporâneos. Apresenta-se assim uma proposta teórica e analítica que tem ganho grande projeção em vários campos sub- disciplinares da sociologia já que parte de uma crítica ao exagerado enfoque nos indivíduos como locus de mudança social e sugere, em alternativa, o enfoque nas práticas sociais e na responsabilidade distribuída. Apesar de muitas versões das teorias da prática assentarem em perspetivas claramente humanistas, veremos algumas incursões ao mais-do-que-humano através da influência de perspetivas semiótico-materiais.
AULA CANCELADA
22 Outubro 2024, 20:00 • Mónica Truninger de Albuquerque de Medeiros Sousa
Por motivos de força maior (incompatibilidade de agendas devido a viagem de projecto fora do país), esta sessão foi cancelada e transferida para dia 29 de Outubro. Os alunos foram avisados desta alteração através do programa da UC onde essa alteração de datas já estava contida. A segunda aula do eixo temático de práticas terá lugar a 10 de dezembro de 2024. Para tal foi criada uma aula extra. Os alunos foram recordados desta alteração em sala de aula.
Justiça Social e Reconhecimento
15 Outubro 2024, 20:00 • Mónica Truninger de Albuquerque de Medeiros Sousa
Na segunda sessão o propósito é trazer para a discussão questões centrais tratadas do ponto de vista da Sociologia Pragmática, nomeadamente, temas ligados à visibilidade e invisibilidade dos públicos, as suas formas e modalidades de mobilização política em diferentes arenas públicas. No âmbito desta discussão não se descarta a possibilidade de inserir na análise os problemas levantados no debate político sobre o reconhecimento e a identidade.
Sociologia pragmática e teoria das convenções
8 Outubro 2024, 20:00 • Mónica Truninger de Albuquerque de Medeiros Sousa
Na primeira sessão o propósito é fazer uma primeira abordagem à Teoria das Convenções dando ênfase às categorias de ação coletiva e às formas de coordenação possíveis a partir de convenções socialmente estabelecidas. Neste sentido, e para se entender melhor o lugar decisivo desta teoria na renovação e aprofundamento do conceito de ação social e das suas formas de coordenação, não deixamos de tratar o questionamento trazido por Luc Boltanski e Laurent Thévenot sobre os regimes de envolvimento da ação: dos regimes de envolvimento no âmbito das controvérsias sobre o que é ou não é social e politicamente justo aos regimes de envolvimento em plano e de proximidade/ou familiar