Esta disciplina contempla o regime de avaliação contínua.

A avaliação contínua é composta por três componentes: a) realização de um conjunto de exercícios (TPC) a serem entregues pelos alunos até datas previamente estipuladas durante o período lectivo; b) realização de duas provas intercalares, em datas a anunciar também durante o período lectivo; e c) realização da prova final na designada Época Normal. Apenas terão acesso à prova de Época Normal os alunos que tenham realizado as componentes a) e b) (ver nota em baixo relativa a estudantes-trabalhadores). 

O peso de cada uma dessas três componentes é, respectivamente, a) 10%, b) 20% + 20% e c) 50%. Para obterem nota final positiva, de acordo com a ponderação daquelas três componentes, os alunos não podem ter menos de 8 valores na componente c). Constitui ainda requisito de participação no regime de avaliação contínua a presença em pelo menos 80% das aulas práticas efectivamente dadas durante o semestre, sendo que nessas aulas é feito registo individual de presenças.   

As provas referidas em b) terão uma duração prevista de 75 minutos. Cada uma destas provas será composta de 20 perguntas de escolha múltipla e uma pergunta de carácter teórico, com resposta limitada a 150-200 palavras (a extensão da resposta será identificada no teste). A prova referida em c) terá uma duração máxima de 2 horas, sendo composta de perguntas de escolha múltipla e exercícios.  

Os alunos que não tenham optado pelo regime de avaliação contínua têm acesso à prova final da designada Época de Recurso. Têm igualmente acesso a esta prova os alunos que tenham realizado avaliação contínua mas que não tenham obtido aprovação, sendo-lhes creditada a nota das componentes a) e b) da avaliação contínua, nas proporções antes identificadas, desde que essa nota seja superior à nota individual do teste de Época de Recurso. Alunos que tenham obtido aprovação na Época Normal mas desejem fazer melhoria de nota, podem também realizar a prova de Época de Recurso, mas nesse caso não lhes é creditada a nota das componentes a) e b) da avaliação contínua.

A prova de Época de Recurso terá uma duração máxima de 3 horas, sendo composta de perguntas de escolha múltipla, perguntas teóricas e exercícios 

Os alunos não necessitam de trazer folhas de teste para as provas desta disciplina, pois a totalidade das respostas serão dadas no enunciado das provas. Nas provas intercalares e finais será apenas autorizada a utilização de máquinas calculadoras simples (ver nota disponível no site da disciplina sobre este assunto).

Nota : Os alunos com o estatuto oficial de trabalhador-estudante (TE), reconhecido como tal junto da Secretaria das Licenciaturas, são autorizados a comparecer à prova da época normal se assim o desejarem. Deverão trazer consigo documento comprovativo desse estatuto.