Organização da unidade curricular

Alguns tópicos sobre a organização da disciplina

Semanalmente são dadas duas aulas teóricas de 50 minutos cada e uma aula prática de 1 hora e 50 minutos.

 

As aulas teóricas são leccionadas em anfiteatros a grupos de mais de uma turma em simultâneo (turnos). Estas sessões têm um carácter essencialmente expositivo por parte do docente.

 

As aulas teóricas têm por objectivo central apresentar os tópicos e desenvolvimentos teóricos fundamentais para uma boa compreensão dos vários capítulos do programa, recorrendo sempre a um conjunto de powerpoints auxiliares para a exposição da matéria, directamente associados ao manual Microeconomics, de Krugman and Wells (2015), 4th edition. Os powerpoints das aulas teóricas  estão acessíveis aos estudantes no site da cadeira e devem ser, desejavelmente, impressos antes de cada aula teórica, de forma a poder-se acompanhar o decorrer da aula e poder até ser tomado como base para tomar apontamentos pessoais.

 

As aulas práticas são dadas individualmente a cada turma, servindo para a realização de exercícios variados e esclarecimento de dúvidas sobre a matéria. Os exercícios a realizar nas aulas práticas (ver separador Caderno de Exercícios) estão ligados com os capítulos do programa leccionados nas teóricas.

 

A participação em ambos os tipos de aula é igualmente importante, para uma compreensão adequada dos conceitos e sua efectiva aplicação. A assiduidade às aulas teóricas é crucial para assegurar um adequado acompanhamento da matéria.

 

Para além dos exercícios trabalhados nas aulas e daqueles que constam do Caderno de Exercícios mas que não são resolvidos nas aulas práticas, os alunos são fortemente encorajados a resolver fora das aulas esses exercícios e também exercícios retirados de anteriores provas de avaliação, cujos enunciados (com resolução) são disponibilizadas numa secção deste site. Para esses exercícios são publicados indicadores de resolução na página da cadeira, para orientar o estudo e incentivar para que pelo menos alguns esses exercícios sejam realmente realizados. Seguir esta metodologia de estudo trará vantagens na preparação e promoção e reforço das competências individuais de cada aluno nesta disciplina.

 

Durante o período lectivo será realizada uma prova intercalar, inserida na semana de interrupção das actividades lectivas (ver calendário e data a definir). A realização dos exercícios nas aulas práticas e os momentos de avaliação ao longo do semestre são essenciais no processo gradual de aquisição de conhecimentos.