Organização da unidade curricular

Alguns tópicos sobre a organização da disciplina

Semanalmente são dadas duas aulas teóricas de uma hora cada e uma aula prática de duas horas.

As aulas teóricas são leccionadas em anfiteatros a grupos de mais de uma turma em simultâneo (turnos). Estas sessões têm um carácter essencialmente expositivo por parte do docente.

As aulas teóricas têm por objectivo central apresentar os tópicos e desenvolvimentos teóricos fundamentais a uma boa compreensão dos vários capítulos do programa, recorrendo sempre a um conjunto de powerpoints auxiliares da exposição da matéria, directamente associados ao manual de Krugman and Wells (2009). Os powerpoints das aulas teóricas (mais curtos, diferentes dos que estão publicados no site do livro), estão acessíveis aos estudantes no site da cadeira (ver secção " Materiais para os Alunos"), e poderão ser descarregados da Internet e desejavelmente impressos antes de cada aula teórica, de forma a poder acompanhar da melhor forma o decorrer da aula e poder até ser tomado como base para tomar apontamentos pessoais (imprimir em modo de apontamento: com linhas disponíveis para tomar apontamentos complementares).

As aulas práticas são dadas individualmente a cada turma, servindo para a realização de exercícios e esclarecimento de dúvidas sobre a matéria. Os exercícios a realizar nas aulas práticas estão ligados com os capítulos do programa leccionados nas teóricas.

A participação em ambos os tipos de aula é igualmente importante, para uma compreensão adequada dos conceitos e sua efectiva aplicação.

Nas aulas práticas, onde se realiza a resolução de exercícios seleccionados (ver secção Aulas Práticas), h á, normalmente, três tipos de exercícios :

(i) exercícios das secções " Check Your Understanding ( CYU )", contidas no texto de cada capítulo do livro; todos estes exerícios têm resolução exaustiva, apresentada num anexo na parte final do livro.

(ii ) os exercícios retirados das secções de " Problems " (que vêm sugeridos no fim de cada capítulo do livro); desta última secção só uma pequena percentagem de exercícios é que serão programados para as aulas. Estes exercícios não têm resolução publicada no livro.

(iii ) exercícios retirados de antigas provas de avaliação ( Provas Intercalares ou Provas Finais de semestre) propostos pela equipa docente , publicados num documento já disponível no site da cadeira (também na secção " Materiais para os Alunos"). Nesta categoria podemos encontrar perguntas de escolha múltipla (EM) e perguntas abertas (A) (de redacção/cálculo). É necessário descarregar da net o conjunto das provas de avaliação antigas, disponíveis em formato pdf, e imprimi-las, para uma  utilização mais prática e eficaz.

A Programação dos Exercícios para as aulas práticas está publicada na página da unidade curricular. Esta lista deve ser previamente consultada para a preparação da aula prática de cada semana e deve ser trazida para todas as aulas práticas.

Para além dos exercícios trabalhados nas aulas, os alunos são fortemente encorajados a resolver em casa exercícios retirados de anteriores provas de avaliação seguindo, para o efeito, um guião de localização de perguntas sobre cada capítulo do programa no vasto conjunto de documentação respeitante a provas de avaliação de anos anteriores, posto à disposição dos estudantes. Seguir esta metodologia de estudo em cada capítulo trará excelentes frutos na preparação e promoção das competências individuais de cada aluno nesta disciplina. Este guião de localização das perguntas por capítulo nos textos das provas encontra-se publicado na secção "Aulas práticas". Naturalmente que o aproveitamento dos recursos proporcionados pelo manual (quer os CYU quer os Problems não realizados nas aulas) constituem também um complemento de trabalho relevante para uma boa consolidação de conhecimentos.

Durante o período lectivo serão realizadas duas provas intercalares. A realização dessas provas é essencial no processo gradual de aquisição de conhecimentos (ver secção sobre o r egime de avaliação).