Época Normal
A classificação obtida na época normal corresponde:
- à média aritmética ponderada das seguintes componentes de avaliação:
- Teste intercalar......................30%
- Questões teóricas..................10%
- Prova escrita final..................60%
- ou à classificação da prova escrita final, se esta for superior à média ponderada acima.
Teste Intercalar
O teste intercalar, individual, original e sem consulta, realiza-se no período de interrupção de aulas previsto para o efeito.
Esta prova tem uma duração prevista de 1h e 30 minutos e é constituída por um conjunto de questões de escolha múltipla e um exercício com alíneas, de resposta aberta. Não é permitida a utilização de qualquer aparelho electrónico, excepto uma calculadora não gráfica. A matéria elegível para este teste será anunciada em devido tempo pelos docentes e na página da unidade curricular.
Questões Teóricas
Ao longo do semestre existirão três oportunidades de resposta a questões teóricas simples para cada turno teórico/prático.
Estas questões incidem sobre a bibliografia obrigatória correspondente às quatro últimas aulas teóricas lecionadas nesse turno. Cada questão será apresentada de surpresa, durante uma aula teórica ou prática, com um tempo máximo de dez minutos para resposta. As questões são originais, de resposta individual, aberta, mas limitada a um espaço estandardizado, sendo permitida a consulta de todos os materiais em suporte de papel. Um exemplo de pergunta-tipo está disponível online. Não é permitida a utilização de qualquer aparelho eletrónico.
As classificações serão dadas em cinco níveis: Excelente (20), Bom (15), Suficiente (10), Insuficiente (5) e Mau (0). A classificação final desta componente é dada pela média aritmética simples das duas questões entregues pelo aluno que tiverem classificação mais elevada, e serão publicadas no fim do semestre letivo.
Prova Escrita Final
Têm acesso à prova escrita da época normal os alunos que cumprirem os requisitos mínimos de participação na avaliação ao longo do semestre (realização do teste intermédio e, com a excepção dos trabalhadores-estudantes, entrega de pelo menos duas respostas a questões teóricas).
A prova escrita final individual, sem consulta, tem uma duração de 2:00h e é constituída por questões de resposta aberta, com uma estrutura semelhante à prova normal do ano académico de 2014/2015, disponível online. Apenas se permite a utilização de calculadoras sem capacidade gráfica, não sendo autorizada a utilização de qualquer outro aparelho eletrónico.
Requisitos Mínimos
A participação na época normal implica o cumprimento dos seguintes requisitos mínimos:
- Realização do teste intermédio;
- Entrega de pelo menos duas respostas a questões teóricas;
- Obtenção de uma classificação mínima de 7,5 valores na prova escrita final.
Nota: Os alunos com o estatuto oficial de trabalhador-estudante junto da Secretaria das Licenciaturas, para terem nota em avaliação ao longo do semestre em época normal e, portanto, para terem acesso à realização da prova escrita final em época normal, são dispensados do requisito das questões teóricas mas terão de ter realizado a prova intercalar. A nota final em época normal é calculada atribuindo um peso de 30% à prova intercalar e um peso de 70% ao exame escrito final. No caso de não ter realizado esta prova um trabalhador-estudante só poderá apresentar-se à prova final da época de recurso.
Época de Recurso
A avaliação de conhecimentos da época de recurso é composta por uma prova escrita individual. A classificação final desta época considera a classificação global das componentes de avaliação ao longo do semestre, com os pesos e requisitos definidos para a época normal, desde que esta classificação beneficie o aluno.
A prova escrita final, sem consulta, tem uma duração de duas horas e trina minutos e é constituída por uma parte A com 10 questões de escolha múltipla (5 valores) e uma parte B constituída por questões de resposta aberta (15 valores), com uma estrutura semelhante à das provas de anos anteriores disponíveis online. Apenas se permite a utilização de calculadoras sem capacidade gráfica, não sendo autorizada a utilização de qualquer outro aparelho eletrónico.