(Ver Mais) APRESENTAÇÃO
Apresentação
A unidade curricular ECONOMIA APLICADA terá como objetivo a pesquisa de evidência empírica na atividade dos países.
A atividade de um país é entendida como um conjunto de factos, os quais são registados pelas estatísticas. Deste modo, o conhecimento desses fatos envolverá necessariamente a utilização de estatísticas. No entanto, a complexidade dessa atividade e os inúmeros factos e estatísticas tornam a tarefa difícil e, por vezes, não exequível. O desafio está na definição da melhor hierarquia de factos, na identificação da correta rede de ligações entre eles, na disponibilidade de estatísticas e na utilização de boas ferramentas de trabalho. Essas ferramentas ou instrumentos de trabalho devem permitir a leitura da realidade em estudo e um trabalho empírico que possa não só evidenciar aspetos específicos dessa atividade, mas também simular intervenções no seu funcionamento.
No prefácio ao livro " Understanding National Accounts", Giovannini, E. refere as contas nacionais atuais como o núcleo do sistema moderno de estatísticas económicas, cuja base conceptual tem condições para tornar coerentes centenas de fontes estatísticas disponíveis nos países desenvolvidos (Lequiller F. e Blades D., 2006: 3). Acreditando na veracidade de tal constatação, as contas nacionais serão, certamente, a fonte de informação de base plausível para o estudo da atividade dos países - mesmo daqueles que não sejam considerados desenvolvidos, mas que produzam contas nacionais. No entanto, devemos não esquecer que subjacente às contas nacionais existe um sistema (base conceptual) que define os factos que devem ser observados e como devem ser registados, que irá influenciar o desafio acima referido. Mesmo assim, adotá-las-emos como ponto de partida.
Por outro lado, o trabalho com as contas nacionais na forma de matricial será visto como uma forma adequada para captar a rede de ligações entre os factos caracterizadores da atividade do país em estudo e, portanto, para dispormos de um conteúdo analítico acrescido.
Assim, procurando evidência empírica na atividade dos países, a nossa proposta de trabalho passará pela utilização da hierarquia dos factos que é suposto serem observados de acordo com o sistema de contas nacionais. Tal metodologia possibilitará a identificação de redes de ligações que podem ser trabalhadas consoante os nossos objetivos de estudo, sempre num contexto macroeconómico. A partir de tal proposta, que supõe um trabalho que explora as especificidades das contas nacionais e do sistema que lhes está subjacente; mais trabalho será feito ensaiando hierarquias alternativas de factos, identificando a importância dos factos não observados, criticando a forma como os factos observados são registrados, etc.