Sumários

Capital Humano e Avaliação (privada e pública) do Investimento em Educação

4 Abril 2024, 20:30 Elsa Fontainha

Teoria do Capital Humano: desenvolvimentos e críticas

Benefícios e Custos individuais e Públicos do investimento em educação. Metodologia OCDE de avaliação do investimento em educação (racio B/C e outras medidas).


Métodos Empíricos usados em Economis da Educação (continuação)

21 Março 2024, 20:30 Elsa Fontainha

Experiências naturais ou Quasi-Experiências

Difference-in-Difference (DiD)
DiD e avaliação de Políticas de Educação
Variáveis Instrumentais nos estudos de Economia da Educação
Regressão descontínua
A equação salarial mineriana (a continuar na próxima aula)


Métodos Empíricos usados em Economia da Educação (I)

14 Março 2024, 20:30 Elsa Fontainha

Estatística descritiva (e.g. média, mediana, moda) Exemplos.

Representação gráfica (e.g. quartis, decis). Tendências dos resltados do PISA (OECD). Exemplos.
Relação de causa-efeito diferente de correlação.
A situação socio-económica da família do estudante e os resultados escolares. Hipóteses explicativas.
O "tratamento" e a necessidade de um contrafatual. 
Validade interna e externa dos resultados empíricos.
Ensaios controlados aletórios (RCT). Economia experimental. Efeito do tratamento.
Métodos não experimentais. Modelos Econométricos (uni e multi variável). A equação dos salários minceriana e a representação gráfica anos de escolaridade vs rendimento do trabalho. 
Equação de Mincer e habilities. 






Políticas de Educação (tipologias) + Métodos Empíricos usados em Economia da Educação

7 Março 2024, 20:30 Elsa Fontainha

Tipologias de Políticas de Educação. Exemplificação.
Evolução das despesas em educação. Comparações internacionais. 
Resposta a questionário em Forms para classificação de diversas medidas de política a adoptar por Portugal (recomendações da Comissão Europeia) . Classificação segundo dois critérios.


Economia da Educação: conceitos económicos fundamentais

29 Fevereiro 2024, 20:30 Elsa Fontainha

A criação de conhecimento como um processo (recursos/inputs e produção/outputs). O sistema educativo.

Alguns conceitos económicos essenciais presentes na Economia da Educação: custo de oportunidade; restrição orçamental; fronteira de possibilidades de produção; rendimentos marginais decrescentes; procura e oferta de educação (o "mercado" da educação).