Sumários

Métodos de Análise Empírica usados em Economia da Educação (I)

10 Março 2021, 18:00 Elsa Fontainha

Métodos de Análise Empírica usados em Economia da Educação (I)

Indicadores e estatísticas descritivas

Correlação e Causalidade não são sinónimos. Exemplo.

Métodos com recurso a experiências (exemplo RCT) e métodos sem recurso a experiências.

Randomized Control Trials (RCTs): da medicina para as ciências sociais.

RCT: aplicações na Economia da Educação. Limitações e críticas da aplicação do Método RCT em análises na Economia da Educação e outras.

Métodos sem recurso a experiências. Caso de um modelo de regressão linear entre rendimentos e nível de educação (unidade de observação o indivíduo). Exemplo para o caso português (2018) relação entre ganhos mensais em 2018 e anos de escolaridade. Estimação de uma modelo de regressão linear.

Interpretação económica dos parâmetros.

Regressão descontínua (Regression Discountinuity) na análise dos efeitos de uma política educativa. Exemplo da concessão de bolsas de estudo por mérito e cálculo quantificado do efeito. Representação gráfica (Lovenheim, M., & Turner, S. E. (2018)Fig. 3.4. p. 64)

Questões lançadas 3 questões durante a aula (usando o chat): (1) com base na representação gráfica de 2 variáveis correlacionados (uma, no eixo vertical que está identificada  e outra, no eixo horizontal que se desconhece e está relacionada com a primeira). Sugerir uma variável para o eixo horizontal que esteja correlacionada com o número de alunos inscritos pela primeira vez no ensino superior para o período de 2010 a 2019. NOTA: Ao contrário das variáveies indicadas nas respotas recebidas pelo chat, a  variável representada no eixo horizontal no gráfico que ser de motivação para a pergunta não tem uma relação directa com o indicador da procura educativa representado no eixo vertical. O gráfico destina-se a mostar que pode existir correlação sem que exista relação de causalidade ; (2)conhecimento prévio de interpretação algébrica e representação gráfica de regressão linear (S/N), (3) conhecimento prévio de forma de , usando excel, representar o ajustamento de uma tendência (com base em função algébrica) usando dados observados  (S/N). 

Ver  Slides de Apresentação  no Teams e Aquila/Fenix/ Pasta : Apresentações


Políticas de Educação

3 Março 2021, 18:00 Elsa Fontainha

Políticas de educação. 

Tipologia de medidas de política: centradas nos recursos gerais, centradas em recursos específicos e orientadas para segmentos da população,  e centradas nos resultados. Exemplos: União Europeia (Skills Agenda obejtivos 2025), Portugal ( CE recomendações; OCDE; PRR/TRansição Digital)

Duas breves questões no Forms: 1(1)Evolução do Racio en Portugal entre os ganhos  médios dos empregados (sector privado; tempo completo) com habilitações Ensino Secundário e Ensino Superior (hipóteses explicativas?); (2) Medidas de política e diagnóstico da educação em Portugal (CE 2020) e tipologias de políticas.

Ver  Slides de Apresentação  no Teams e Aquila/Fenix/ Pasta : Apresentações



Economia da Educação: Questões e Conceitos

24 Fevereiro 2021, 18:00 Elsa Fontainha

Breve apresentação de Tipos de Ensaio Economia da Educação: Questões essenciais e Alguns conceitos Económicos 1 Exercício em Forms sobre as 3 questões económicas (e também da Economia da Educação) essenciais Slides da Apresentação: Avaliação ao Longo do Semestre (ALS). [v. em AQUILA e Teams “Programa, Avaliação e Referências”] Tipos de ensaio, questões orientadoras e exemplos [v. em AQUILA e Teams pasta “Ensaios”] O que é a Economia da Educação [s.5 – s.13] Questão Forms Teams: 17 respostas da Turma +Lovenheim&Turner(2018)[s.14 – s.17] Educação como um processo. Recursos e resultados [s.18 – s.20] Alguns conceitos económicos: custo de oportunidade [s.21 – s.27]; fronteira de possibilidades de produção [s.28 – s.31]; rendimentos marginais decrescentes [s.28 – s.32] Mercado da Educação. Oferta e Procura de Educação. [s.33 – s.37] Educação (algumas estatísticas) [s.38 – s. 44] Conceitos [s. 45]


Ver Apresentação aula 02 no Teams e Aquila/Fenix /Pasta Apresentações


Apresentação

17 Fevereiro 2021, 18:00 Elsa Fontainha

Aula de Apresentação.

Ver Programa e Métodos de Avaliação no Teams e Aquila/Fenix