PARTE I - A GESTÃO ESTRATÉGICA
 
 
1.Conceito de estratégia e o processo de gestão estratégica

1.1. - Conceito de estratégia.  Na origem a estratégia militar.

1.2. -  A adoção do conceito pela gestão empresarial.

1.3. - A estratégia empresarial no contexto da gestão.

1.4. - O processo de gestão estratégica.

1.5. - As áreas da gestão estratégica: a análise estratégica, a escolha da estratégia e a realização da estratégia.

 

2.  Gestão e estratégia empresarial

2.1.  - O cenário competitivo do Século XXI e a globalização da economia: a estratégia e as novas formas da competitividade.

2.2.  - A missão, a visão, os objetivos da empresa como elementos da estratégia a longo prazo.

2.3.  - A natureza e importância dos stakeholders.

2.4. - A matriz de SWOT como instrumento de análise e diagnóstico da empresa.

 

3. Análise do ambiente externo: ameaças e oportunidades

3.1. -  O ambiente externo, em geral.

3.2. - Estratégia e concorrência. O modelo das cinco forças competitivas de Michael Porter para a análise da concorrência no sector.

3.3. - Análise da concorrência.

 

4. Análise do ambiente interno: forças e fraquezas

4.1. - A importância da análise interna. O desafio que representa para a empresa.

4.2. - As condições que afetam as decisões da gestão.

4.3. - Recursos, capacidades e debilidades da empresa.

4.4. - A capacidade para criar valor: a cadeia de valor segundo Michael Porter. A análise da cadeia de valor.

 

PARTE II - PROSPETIVA E CENÁRIOS

 

5.Prospetiva, Horizon Scanning e Cenários: origens, princípios e conceitos-chave. A Prospetiva como projeto de investigação sobre o futuro.

5.1.  - Origem e evolução do conceito. Os primeiros trabalhos sobre Prospetiva. Previsão versus Prospetiva.

5.2.  - A Prospetiva como instrumento de redução da incerteza. Postulados fundadores.

5.3.  - Prospetiva Estratégica: princípios, objetivos e escolas de pensamento. A Prospetiva como ferramenta essencial da estratégia.

5.4.  - As duas grandes escolas da Prospetiva: a anglo-saxónica e a francesa. Carácter interdisciplinar da Prospetiva.

5.5. - Operacionalização de conceitos-chave (simulação).

 

6.Uma cartografia das técnicas e ferramentas metodológicas de Prospetiva, Horizon Scanning e Cenários

6.1. - Técnicas e ferramentas para trabalhar a criatividade e a inovação.

6.2. - Técnicas e ferramentas para trabalhar atores-chave.

6.3. - Técnicas e ferramentas para trabalhar fatores-chave.

 

7.Construção de Cenários. Os Cenários como principal instrumento da Prospetiva.

7.1.  - Os Cenários Industriais de Michael Porter.

7.2.  - O Planeamento Estratégico por Cenários de Peter Schwartz ("a escola da Shell"; escola lógico-intuitiva).

7.3. - Simulação hands-on.