1.1. - Conceito de estratégia. Na origem a estratégia militar.
1.2. - A adoção do conceito pela gestão empresarial.
1.3. - A estratégia empresarial no contexto da gestão.
1.4. - O processo de gestão estratégica.
1.5. - As áreas da gestão estratégica: a análise estratégica, a escolha da estratégia e a realização da estratégia.
2. Gestão e estratégia empresarial
2.1. - O cenário competitivo do Século XXI e a globalização da economia: a estratégia e as novas formas da competitividade.
2.2. - A missão, a visão, os objetivos da empresa como elementos da estratégia a longo prazo.
2.3. - A natureza e importância dos stakeholders.
2.4. - A matriz de SWOT como instrumento de análise e diagnóstico da empresa.
3. Análise do ambiente externo: ameaças e oportunidades
3.1. - O ambiente externo, em geral.
3.2. - Estratégia e concorrência. O modelo das cinco forças competitivas de Michael Porter para a análise da concorrência no sector.
3.3. - Análise da concorrência.
4. Análise do ambiente interno: forças e fraquezas
4.1. - A importância da análise interna. O desafio que representa para a empresa.
4.2. - As condições que afetam as decisões da gestão.
4.3. - Recursos, capacidades e debilidades da empresa.
4.4. - A capacidade para criar valor: a cadeia de valor segundo Michael Porter. A análise da cadeia de valor.
PARTE II - PROSPETIVA E CENÁRIOS
5.1. - Origem e evolução do conceito. Os primeiros trabalhos sobre Prospetiva. Previsão versus Prospetiva.
5.2. - A Prospetiva como instrumento de redução da incerteza. Postulados fundadores.
5.3. - Prospetiva Estratégica: princípios, objetivos e escolas de pensamento. A Prospetiva como ferramenta essencial da estratégia.
5.4. - As duas grandes escolas da Prospetiva: a anglo-saxónica e a francesa. Carácter interdisciplinar da Prospetiva.
5.5. - Operacionalização de conceitos-chave (simulação).
6.1. - Técnicas e ferramentas para trabalhar a criatividade e a inovação.
6.2. - Técnicas e ferramentas para trabalhar atores-chave.
6.3. - Técnicas e ferramentas para trabalhar fatores-chave.
7.1. - Os Cenários Industriais de Michael Porter.
7.2. - O Planeamento Estratégico por Cenários de Peter Schwartz ("a escola da Shell"; escola lógico-intuitiva).
7.3. - Simulação hands-on.