Programa
Programa Detalhado da Unidade Curricular
I Parte - A gestão estratégica |
1. |
Conceito de estratégia e o processo de gestão estratégica |
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Objectivos do capítulo - no fim do capítulo, deve ficar a saber:
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I.1 |
Conceito de estratégia. Na origem a estratégia militar. |
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I.2 |
A adopção do conceito pela gestão empresarial. |
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I.3 |
A estratégia empresarial no contexto da gestão. |
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I.4 |
O processo de gestão estratégica. |
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I.5 |
As áreas da gestão estratégica: a análise estratégica, a escolha da estratégia e a realização da estratégia. |
2. |
Gestão e estratégia empresarial |
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Objectivos do capítulo - no fim do capítulo, deve ficar a saber:
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2.1 |
O cenário competitivo do Século XXI e a globalização da economia: a estratégia e as novas formas da competitividade. |
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2.2 |
A missão, a visão, os objectivos da empresa como elementos da estratégia a longo prazo. |
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2.3 |
A natureza e importância dos stakeholders . |
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2.4 |
A matriz de SWOT como instrumento simplificado de análise e diagnóstico da empresa. |
3. |
Análise do ambiente externo: ameaças e oportunidades |
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Objectivos do capítulo - no fim do capítulo, deve ficar a saber:
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3.1 |
O ambiente externo, em geral . |
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3.2 |
Estratégia e concorrência. O modelo das cinco forças competitivas de Porter para a análise da concorrência no sector. |
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3.3 |
Análise da concorrência . |
4. |
Análise do ambiente interno: forças e fraquezas |
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Objectivos do capítulo - no fim do capítulo, deve ficar a saber:
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4.1 |
A importância da análise interna. O desafio que representa para a empresa. |
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4.2 |
As condições que afectam as decisões da gestão. |
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4.3 |
Recursos, capacidades e debilidades da empresa . |
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4.4 |
A capacidade para criar valor: a cadeia de valor. Análise da cadeia de valor . |
O estratega seria então alguém convencido que, de alguma forma, podia 'controlar' o futuro da sua empresa. Tentaria construir o futuro da sua empresa através de um conjunto de interacções internas e outras, sobretudo, através do estudo aprofundado das evoluções possíveis do seu ambiente externo. É neste ponto que entra a Prospectiva. |
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II Parte - A prospectiva |
5. |
A prospectiva como projecto de investigação sobre o futuro |
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Objectivos do capítulo - no fim do capítulo, deve ficar a saber:
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5.1 |
Origem e evolução do conceito. Os primeiros trabalhos sobre prospectiva. Previsão versus prospectiva. |
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5.2 |
A prospectiva como instrumento de redução da incerteza. Categorias de incerteza. Conceitos de cenário. |
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5.3 |
Prospectiva estratégica: princípios, objectivos e escolas de pensamento. A prospectiva como ferramenta essencial da estratégia. |
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5.4 |
As duas grandes escolas da prospectiva: a anglo-saxónica e a francesa. Carácter interdisciplinar da prospectivar . |
6. |
Construção de cenários. Os cenários como principal instrumento da prospectiva |
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Objectivos do capítulo - no fim do capítulo, deve ficar a saber:
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6.1 |
Planeamento estratégico por cenários de Peter Schwartz. |
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6.2 |
Os cenários industriais de Michael Porter. |