Programa

Programa Detalhado da Unidade Curricular

  I Parte - A gestão estratégica
  1.

Conceito de estratégia e o processo de gestão estratégica

   

Objectivos do capítulo - no fim do capítulo, deve ficar a saber:

  • Definir estratégia e gestão estratégica
  • Identificar os elementos de um modelo de gestão estratégica
  • O que é um processo de gestão estratégica?
  • As áreas da gestão estratégica
  I.1

Conceito de estratégia. Na origem a estratégia militar.

  I.2

A adopção do conceito pela gestão empresarial.

  I.3

A estratégia empresarial no contexto da gestão.

  I.4

O processo de gestão estratégica.

  I.5

As áreas da gestão estratégica: a análise estratégica, a escolha da estratégia e a realização da estratégia.



  2.

Gestão e estratégia empresarial

   

Objectivos do capítulo - no fim do capítulo, deve ficar a saber:

  • Definir competitividade e globalização
  • Descrever o cenário competitivo do século XXI
  • Definir e discutir os conceitos de missão, visão e os objectivos a longo prazo da empresa
  • O carácter decisivo dos stakeholders da empresa
  • O que é e para que serve a matriz de SWOT
  2.1

O cenário competitivo do Século XXI e a globalização da economia: a estratégia e as novas formas da competitividade.

  2.2

A missão, a visão, os objectivos da empresa como elementos da estratégia a longo prazo.

  2.3

A natureza e importância dos stakeholders .

  2.4

A matriz de SWOT como instrumento simplificado de análise e diagnóstico da empresa.



  3.

Análise do ambiente externo: ameaças e oportunidades

   

Objectivos do capítulo - no fim do capítulo, deve ficar a saber:

  • Como produzir uma análise do ambiente externo e individualizar e identificar os principais factores de mudança
  • Possíveis interacções entre estratégia e concorrência
  • Dominar o modelo das cinco forças competitivas de Porter
  3.1

O ambiente externo, em geral .

  3.2

Estratégia e concorrência. O modelo das cinco forças competitivas de Porter para a análise da concorrência no sector.

  3.3

Análise da concorrência .



  4.

Análise do ambiente interno: forças e fraquezas

   

Objectivos do capítulo - no fim do capítulo, deve ficar a saber:

  • Explicar a importância e as implicações da análise do ambiente interno na estratégia da empresa
  • Identificar os componentes da análise interna que contribuem para a vantagem competitiva da empresa
  • Identificar os diferentes tipos de recursos de que a empresa dispõe
  • A noção de valor e a capacidade para o criar
  • Analisar a cadeia de valor
  4.1

A importância da análise interna. O desafio que representa para a empresa.

  4.2

As condições que afectam as decisões da gestão.

  4.3

Recursos, capacidades e debilidades da empresa .

  4.4

A capacidade para criar valor: a cadeia de valor. Análise da cadeia de valor .



  O estratega seria então alguém convencido que, de alguma forma, podia 'controlar' o futuro da sua empresa. Tentaria construir o futuro da sua empresa através de um conjunto de interacções internas e outras, sobretudo, através do estudo aprofundado das evoluções possíveis do seu ambiente externo. É neste ponto que entra a Prospectiva.

 



  II Parte - A prospectiva


  5.

A prospectiva como projecto de investigação sobre o futuro

   

Objectivos do capítulo - no fim do capítulo, deve ficar a saber:

  • Definir prospectiva e as diversas formas de tentar antecipar o futuro
  • Conceito de cenário como instrumento de simulação do futuro
  • Que a incerteza é a matéria-prima da prospectiva
  • Como a prospectiva se constitui num instrumento fundamental da estratégia das empresas
  5.1

Origem e evolução do conceito. Os primeiros trabalhos sobre prospectiva. Previsão versus prospectiva.

  5.2

A prospectiva como instrumento de redução da incerteza. Categorias de incerteza. Conceitos de cenário.

  5.3

Prospectiva estratégica: princípios, objectivos e escolas de pensamento. A prospectiva como ferramenta essencial da estratégia.

  5.4

As duas grandes escolas da prospectiva: a anglo-saxónica e a francesa. Carácter interdisciplinar da prospectivar .



  6.

Construção de cenários. Os cenários como principal instrumento da prospectiva

   

Objectivos do capítulo - no fim do capítulo, deve ficar a saber:

  • Dominar as concepções e as técnicas que integram duas das principais metodologias prospectivas
  6.1

Planeamento estratégico por cenários de Peter Schwartz.

  6.2

Os cenários industriais de Michael Porter.