Docentes

 

Docente responsável: Alexandra Bugalho de Moura

Docente práticas: Wilson Araújo

 

Atendimento

 

Os alunos têm que avisar com antecedência, caso pretendam vir ao horário de atendimento.

 

Alexandra Moura: segunda-feira às 11h

Wilson Araújo: sexta-feira às 10h

 

 

Objetivos

 

      Compreender os principais conceitos e ideias da ciência estatística

      Saber utilizar métodos estatísticos para interpretar um conjunto de dados

      Compreender as diferenças entre as abordagens bayesiana e frequencista à inferência estatística

 

Bibliografia

 

1.     Murteira, Bento e Antunes, Marília , Probabilidades e Estatística Vol II, Escolar Editora, 2012

2.     C.D. Paulino, M.A.A Turkman, B. Murteira, Estatística Bayesiana, Fundação Calouste Gulbenkian, 2003

3.     B. Murteira, C. Silva Ribeiro, J. Andrade e Silva, C. Pimenta, F. Pimenta, Introdução à Estatística, Escolar Editora, 3edição, 2015

4.     G. Casella, R. L. Berger, Statistical Inference, 2nd edition, Duxbury Advanced Series, 2002Murteira, Bento e Antunes, Marília , Probabilidades e Estatística Vol I, Escolar Editora, 2012

 

 

Programa

 

1.     Amostragem e distribuições por amostragem

 

1.1.       Probabilidade e inferência estatística

1.2.       Especificação

1.3.       Amostragem casual. Estatísticas

1.4.       Distribuição por amostragem de uma estatística: abordagem analítica e simulação Monte Carlo simples

1.5.       Primeiras propriedades dos momentos da amostra casual

1.6.       Estatísticas de ordem da amostra casual e sua distribuição

1.7.       Função de distribuição empírica

1.8.       Algumas distribuições por amostragem

1.9.       Populações normais

1.10.    Distribuições assintóticas: caso geral, populações Bernoulli e Poisson

1.11.    Outras populações

 

2.     Estimação pontual

 

2.1.       Considerações gerais

2.2.       Propriedades dos estimadores: centragem, consistência, suficiência, eficiência

2.3.       Métodos de estimação: métodos dos momentos e método da máxima verosimilhança: propriedades

 

3.     Estimação Intervalar

 

3.1.       Considerações gerais

3.2.       Método da variável fulcral

3.3.       Aplicação a universos normais

3.4.       Aplicação a outros universos

 

4.     Testes de hipóteses

 

4.1.       Considerações gerais

4.2.       Hipóteses simples: teste MP e Lema de Neyman-Pearson

4.3.       Hipóteses compostas:teste UMP e teorema de Karlin Rubin

4.4.       Testes de significância: valor-p, testes para uma e duas amostras, testes para amostras emparelhadas, testes em universos normais bidimensionais

 

5.     A abordagem bayesiana à inferência estatística

 

5.1.       O teorema de Bayes como instrumento inferencial

5.2.       Metodologia bayesiana e sua implementação

5.3.       A distribuição “a priori”:distribuições não-informativas e conjugadas naturais

5.4.       Estimação pontual

5.5.       Predição

5.6.       Estimação regional

5.7.       Testes de hipóteses.

 

Avaliação

 

      A avaliação é feita com base numa prova escrita individual. A nota final é atribuída numa escala de 0 a 20, sendo necessário um mínimo de 10 valores para passar à disciplina.

 

      Quando a classificação da prova escrita individual for superior a 17 valores, o aluno será solicitado a realizar uma prova completar, escrita e/ou oral. A não comparência à prova complementar implica a nota final de 17 valores, nota mínima dos alunos que a ela se sujeitem.

 

      Regras das provas escritas:

 

o   Cada aluno pode levar para as provas escritas uma calculadora (científica), o formulário e as tabelas constantes da página da disciplina. Para tal deve descarregá-los e imprimir dos dois lados. O formulário e as tabelas não podem conter nenhuma anotação pessoal sob pena de desqualificação.

 

o   O formulário e as tabelas são os únicos elementes de consulta nas provas escritas.

 

Anexos