AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS

 

  • Provas escritas individuais - constituem a componente fundamental da avaliação de conhecimentos. Estas provas realizam-se nas épocas previstas pelo RGAC: normal, de recurso e especial, segundo as seguintes regras:

 

 

SEM AVALIAÇÃO CONTÍNUA

 

Avaliação de conhecimentos da Época Normal e de Recurso SEM AVALIAÇÃO CONTÍNUA, e de Época Especial ou de Dirigentes Associativos

A avaliação será realizada na data fixada para a Época respectiva mediante um teste constituído por dois blocos (Estatística e Econometria), cada um de 10 valores. Duração máxima: 2h. Não existe nota mínima em nenhum dos dois blocos do teste.  Em nenhuma das épocas mencionadas será tida em consideração a classificação obtida no teste intercalar eventualmente realizado durante a 7ª semana de aulas.

 

 

COM AVALIAÇÃO CONTÍNUA (NÃO OBRIGATÓRIA)

 

Avaliação de conhecimentos da Época Normal (com Avaliação Contínua)

A avaliação será realizada através da resolução dos dois testes seguintes:

(a) teste sobre a matéria de Estatística (10 valores), durante a pausa lectiva da 7ª semana de aulas;

(b) teste sobre a matéria de Econometria (10 valores), na data fixada para a Época Normal.

Duração máxima de cada teste: 1h10m. A nota final da avaliação da Época Normal será a soma das notas obtidas em cada um dos testes, cada uma arredondada às décimas. Não existe nota mínima nem para o teste intercalar (a) nem para o segundo teste (b). 

NOTA IMPORTANTE: Dado o carácter NÃO OBRIGATÓRIO da Avaliação Contínua, qualquer aluno - SE QUISER - PODE, na data da EN, realizar os testes sobre AMBOS OS BLOCOS (Estatística e Econometria). A nota final será a soma da classificação obtida no bloco de Econometria com a melhor das duas classificações do bloco de Estatística (a obtida na avaliação intercalar da 7ª semana e a eventualmente obtida em EN), ou seja a Avaliação Contínua só será tida em conta caso beneficie o aluno, como previsto no RGAC.

 

Avaliação de conhecimentos da Época de Recurso (apenas para os alunos que optaram pela Avaliação Contínua)

A avaliação será realizada na data fixada para a Época de Recurso, mediante um teste constituído por dois blocos (Estatística e Econometria), cada um de 10 valores.

  • Para os alunos que já tiveram aprovação na Época Normal (Melhorias) :

os alunos devem resolver ambos os blocos do teste. Duração máxima: 2h.

  • Para os alunos que não tiveram aprovação na Época Normal :

o aluno pode optar por uma das duas alternativas seguintes:

1. resolver ambos os blocos (duração máxima: 2h), sendo a nota final igual à classificação obtida nesta prova;

2. resolver só um dos blocos (duração máxima: 1h10m), contando para o outro bloco a nota obtida na Época Normal ( em regime de Avaliação Contínua ). A nota final será a soma das notas obtidas em cada um dos blocos (uma proveniente da ER, a outra da EN), cada uma arredondada às décimas.

Não existe nota mínima em nenhum dos dois blocos do teste. 

 

 

  • Provas escritas individuais - Para efeitos de obtenção de nota positiva, nenhuma das provas escritas será complementada por uma prova oral.

 

  • Consulta - na realização das provas escritas referidas acima os estudantes poderão utilizar os seguintes elementos de consulta (disponíveis para download na página da cadeira), ambos da responsabilidade do aluno e não fornecidos pela equipa docente:

- formulário oficial da cadeira

- tabelas estatísticas

 

  • Classificação superior a 17 valores - Os alunos que obtenham classificação final superior a 17 valores em qualquer das provas referidas serão solicitados a realizar uma prova complementar de carácter individual, que poderá consistir num trabalho escrito ou numa prova oral. A não realização desta prova complementar implica a classificação final de 17 valores (que também é a classificação mínima assegurada aos alunos que a realizarem).

 

  • Se nalguma das épocas especiais de exame o número de alunos inscritos for inferior ou igual a 10, a prova escrita poderá ser substituída por uma prova oral.