Programa
Gestão e Estratégias de Internacionalização
Doutoramento Bolonha em Economia
Programa
1. Aspetos Teóricos da Internacionalização das Empresas 1.1. Teóricos neoclássicos pré-IIGM (Bertil Ohlin - 1933) 1.2. Maximização do poder de mercado (Stephen Hymer - 1960) 1.3. Teoria do ciclo de vida do produto (Raymond Vernon - 1966) 1.4. Reação oligopolística (Frederick Knickerbocker - 1973) 1.5. Zonas monetárias e internacionalização (Robert Aliber - 1970) 1.6. Teoria dos custos de transação (Oliver Williamson - 1975) 1.7. Teoria eclética / paradigma OLI (John Dunning - 1977) 1.8. Modelo de Uppsala (Jan Johanson - 1977) 1.9. Acumulação tecnológica (John Cantwell - 1989) 2. Formas de Entrada nos Mercados Externos 2.1. Franchising 2.2. Licenciamento 2.3. Contratos de gestão 2.4. Outsourcing internacional 2.5. Projetos internacionais 2.6. Exportação 2.7. Alianças / Joint-ventures 2.8. Investimento Direto Estrangeiro