A avaliação de conhecimentos constitui um processo contínuo que ocorre ao longo de todo o semestre. A classificação final baseia-se em 3 elementos:

 

- a participação nas aulas e a assiduidade nas aulas constituem um factor com peso na avaliação, valendo 20% na nota final. Na participação são reconhecidas as intervenções dos alunos durante as aulas podendo ser espontâneas ou preparadas. As intervenções preparadas sob a forma de comentário ou de crítica ou mesmo de comparação são vivamente estimuladas com base nas leituras da bibliografia recomendada. Quanto à assiduidade ela é avaliada através da presença dos alunos nos exercícios práticos.

 

- a realização de mini-tarefas a preparar em grupo durante as aulas (30%): ao longo do semestre serão propostos vários exercícios de reflexão (alguns mais reflexivos outros mais activos) assim como serão apresentados casos práticos onde serão exploradas as temáticas abordadas nas aulas. Nalguns casos, será pedida a leitura de livros, artigos, documentos para a semana seguinte de forma a potenciar alguma preparação antes da aula. Os exercícios também podem consistir em jogos pedagógicos, simulações e role-playing.

 

- a resolução de um estudo de caso (50%): será proposto um estudo de caso no fim do primeiro mês de aulas que será analisado em grupo. Os grupos terão no máximo 4 elementos. O relatório escrito terá no máximo 12 páginas excluindo o índice e as referências bibliográficas. A entrega será feita na data negociada entre o docente e a turma.

 

Para poder obter classificação final na disciplina é requerido a apresentação do trabalho na data estipulada, a presença nas aulas e que o trabalho atinja uma nota mínima de 10 valores.