Trabalho Final

Descrição

Objectivos e Condições

O objectivo deste trabalho é duplo. Por um lado, estimular o interesse dos alunos pelo estudo de casos concretos de atitudes face à internacionalização e de processos de internacionalização. Por outro, levá-los a contactar com a realidade empresarial portuguesa e a aplicar os conhecimentos adquiridos na disciplina.

Os trabalhos deverão satisfazer as seguintes condições:

(i) Originalidade , no sentido em que deverão ser textos próprios, explicitando a perspectiva dos alunos sobre o tema escolhido. Originalidade não significa ausência de referências ou de leitura de outros trabalhos relevantes. Pelo contrário: é conhecendo e reflectindo sobre o que outros já escreveram acerca dos temas que se pode progredir e formar opinião. Originalidade não significa também ausência de citações: os alunos poderão citar outros trabalhos, sendo aconselhados mesmo a fazerem-no. Citar correctamente outros trabalhos é desejável. Mas plágios - isto é, a reprodução de outros textos sem referir a sua autoria, deixando no leitor a ideia de que se trata de textos próprios - serão severamente punidos.

(ii) Aplicação da Matéria - Os conhecimentos adquiridos nas aulas deverão ser aplicados na análise dos temas seleccionados.

(iii) Dimensão - Os relatórios finais não deverão exceder 15 páginas.

(iv) Trabalho em grupo - Os estudos deverão corresponder a trabalhos realizados em grupo. Os grupos não deverão exceder 4 estudantes. Os estudos temáticos serão objecto de discussão com o docente. Tal discussão pode ter lugar com todos os elementos do grupo ou apenas com elementos seleccionados pelo docente.

(v) Processo de elaboração - O processo de elaboração dos estudos temáticos deverá seguir as normas indicadas.

Tema

Os trabalhos deverão ser realizados sobre aspectos específicos do processo de internacionalização ou da gestão internacional de empresas portuguesas ou de filiais portuguesas de empresas multinacionais.

São propostos seis temas básicos:

Tema A - Análise da export readiness (isto é, do grau de preparação para exportar) de PME Não Exportadoras Portuguesas. Pretende-se que cada grupo analise pelo menos duas empresas no mesmo sector de actividade, utilizando um quadro de análise a definir pelo docente, a aplicar em visitas a realizar às empresas. O relatório deverá proceder a um diagnóstico comparativo das empresas estudadas.

Tema B - Análise dos processos de internacionalização de empresas portuguesas. Os alunos deverão descrever, comparar e analisar criticamente os processos de internacionalização de pelo menos dias empresas com processos de internacionalização já maduros, indo para além da exportação. A informação deverá, desejavelmente, ser recolhida através de visitas às empresas, para além da análise de sites das empresas e de notícias nos media.

Tema C - Gestão internacional da cadeia de aprovisionamento de empresas portuguesas. Neste trabalho o propósito é estudar ume empresa portuguesa com uma lógica de gestão internacional integrada da cadeia de aprovisionamento (supply chain). O trabalho deverá envolver uma visita à empresa e a realização de desk research para obter informação, de modo a estruturar os contornos da sua cadeia de aprovisionamento internacional. Oa alunos deverão proceder a uma análise crítica dos modos de organização e gestão daquela cadeia.

Tema D - Carreiras Internacionais. Pretende-se, através de entrevistas com executivos com experiência de actuação no estrangeiro, reflectir sobre os desafios colocados pela gestão em diferentes contextos culturais, legais, competititivos e sociais. O trabalho destina-se a permitir aos alunos compreender melhor os contornos das carreiras internacionais.

Tema E - Negócios na China e na Índia. Pretende-se que os alunos estudem a experiência de pelo menos duas empresas portuguesas com negócios na China e/ou na Índia. O objectivo é o de permitir uma melhor compreensão sobre as oportunidades e desafios colocados por aquelas duas potências num ambiente económico em que a Ásia assume um papel cada vez mais relevante.

Tema F - Born Globals Portuguesas. O propósito é o de descrever e de proceder a uma análise crítica dos processos de expansão internacional de born globals portuguesas. Os alunos são encorajados a estudar todo o processo de internacionalização de pelo menos duas empresas, baseando-se nomeadamente em entrevistas presenciais nas empresas.

A elaboração do trabalho pressupõe em regra, com excepção do Tema D, os seguintes passos: (1) uma pesquisa teórica mais aprofundada sobre o tema escolhido, (2) a selecção das empresas a estudar; (3) a realização de uma desk research sobre as empresas em causa; (4) a definição de um conjunto específico de questões de investigação a estudar; (5) a realização de entrevistas nas empresas; (6) uma reflexão crítica sobre os comportamentos e decisões empresariais; e (6) a elaboração do Relatório Final.

Os alunos deverão enviar ao docente, por mail, a indicação do tema que se propõem abordar.

Relatórios de Progresso

Ao longo do processo de elaboração da Monografia, os grupos deverão elaborar três relatórios de progresso, muito sucintos. Estes relatórios têm dois objectivos principais: balizar e orientar o trabalho dos grupos, suscitando dúvidas e questões que possam ser discutidas em tempos oportunos; e permitir ao docente acompanhar o trabalho realizado.

Os relatórios de progresso deverão ter um máximo de três páginas, respeitar aos aspectos a seguir indicados e ser enviados ao docente, por mail:

  1. Justificação e delimitação do tema a estudar;
  2. Selecção das Empresas e Guião básico de entrevista;
  3. Índice definitivo do trabalho. Principais conclusões.

A não entrega de qualquer destes três relatórios de progresso na data definida implica a exclusão de todos os elementos do grupo do processo de valorização do desempenho.

Entrega do Relatório Final

O relatório final deverá ser entregue ao docente, em papel, no último dia de aulas. O relatório será depois objecto de discussão com o docente.