Método de Trabalho

Introdução

O novo método de ensino, decorrente das orientações de Bolonha, veio reduzir , em cerca de um terço, o contacto directo, em sala de aula, entre o docente e os alunos. Este facto tem implicações significativas nomeadamente em dois planos: (1) no conteúdo e formato das aulas, reduzindo consideravelmente o tempo de exposição da matéria; e (2) na responsabilização dos alunos e na exigência de uma adequada gestão do tempo (menos tempo de aulas não significa nessariamente menos tempo de trabalho).

A disciplina será leccionada em aulas teórico-práticas. Pretende-se estimular a participação dos alunos, individualmente e em grupo, na reflexão sobre os temas do negócio internacional, através de discussão dos casos seleccionados, da realização e apresentação de trabalhos e da organização de eventos para debate dos temas relacionados com o negócio internacional. Os trabalhos solicitados constituem uma forma de promover o espírito crítico e de investigação por parte dos alunos, permitindo-lhes também um contacto mais estreito com a realidade empresarial portuguesa.

Os trabalhos a efectuar ao longo do semestre consistem em: (1) estudos de casos, exigindo preparação prévia pelos alunos, a discutir em sala de aula; (2) sínteses de imprensa ; (3) discussão de temas para análise (elaboração de breves trabalhos individuais, 3 páginas no máximo, sobre temas definidos pelo docente); e (4) trabalho final sobre condições e processos de internacionalização de empresas portuguesas ou organização de Seminário sobre Negócios Internacionais. A maioria dos trabalhos será realizada em pequenos grupos (máximo 4 alunos, com excepção da organização do Seminário).

Apresentam-se de seguida as informações básicas para a realização dos trabalhos indicados em (1), (2) e (4) acima. Os trabalhos individuais indicados em (3) serão solicitados ad hoc pelo docente, frequentemente em ligação com temas objecto de discussão nos media ou decorrentes do debate na aula.