Período normal de avaliação

Serão levados em conta três elementos de avaliação, todos de carácter individual:

a) Uma avaliação ao longo do semestre, facultativa.

b) Um exame escrito sem consulta, obrigatório.

· c) Um possível exame oral.

- A classificação final (numa escala de 0 a 20) é a média simples das classificações obtidas nos dois primeiros elementos de avaliação.

Quando a avaliação ao longo do semestre não existir ou for inferior à classificação do exame escrito, a classificação final será a do exame escrito.

Quando a classificação do exame escrito for inferior a 9, será essa a classificação final.

Estudantes com classificação superior a 17 no exame escrito e cuja classificação na avaliação ao longo do semestre não seja igual ou superior, deverão realizar uma prova oral. A classificação final será a média das classificações nos exames escrito e oral. Caso o estudante opte por não realizar o exame oral, a classificação final será 17.

 

Em resumo, sendo S a classificação ao longo do semestre, E a classificação da prova escrita, O a classificação da prova oral e F a classificação final:

 

E<9 => F=E

 

9≤E≤17 e S≤E => F=E

 

9≤E≤17 e S>E => F=(S+E)/2

 

17<E e S≥E => F = (S+E)/2

 

17<E e S<E e O≠0 => F=(E+O)/2

 

17<E e S<E e O=0 => F=17

 

Nos cálculos de médias serão arredondados às unidades por excesso as classificações cuja parte fraccionária for igual ou superior a 1/2 e por defeito as classificações cuja parte fraccionária for inferior a 1/2.

Período de avaliação de recurso

Manter-se-ão as regras do período de avaliação normal.

Normas para a realização de provas escritas

1. Os alunos deverão distribuir-se pelas diversas salas afectas à realização da prova escrita de acordo com uma ordenação alfabética previamente fixada e publicitada pelo responsável da disciplina. O lugar que cada aluno deverá ocupar na respectiva sala ser-lhe-á indicado pelo docente presente.

 

2. Cada aluno deverá apresentar-se na sala munido de:

- folha(s) de prova;

- caneta(s);

- bilhete de identidade ou outro documento de identificação.

 

3. Não está autorizada a entrada na sala de quaisquer outros objectos não relacionáveis com a prova, designadamente mochilas, malas, pastas, livros, cadernos e telemóveis.

 

4. Quaisquer dúvidas sobre a possibilidade de transportar para o interior da sala objectos não mencionados nestas normas serão decididas pelo docente aí presente.

 

5. As folhas de rascunho serão fornecidas pelo docente presente na sala.

 

6. As folhas de prova deverão ser apresentadas ao docente presente na sala quando e sempre que este o solicite, devendo as mesmas ser por este rubricadas.

 

7. Nenhum aluno poderá entrar na sala depois de decorridos 30 minutos sobre a hora fixada para o início da prova.

 

8. Nenhum aluno poderá sair da sala antes de decorridos 30 minutos sobre a hora fixada para o início da prova.

 

9. Não são permitidas ausências temporárias da sala.

 

10. O desrespeito destas normas implica a anulação da prova.

Avaliação ao longo do semestre

Os estudantes que optarem por realizar trabalhos para serem avaliados ao longo do semestre deverão respeitar as condições seguintes:

- elevado grau de assiduidade às aulas;

- participação activa e construtiva nos debates realizados nas aulas práticas;

- realização dos trabalhos de grupo e participação nas respectivas apresentações e discussões, conforme indicado pelos docentes.

 

Os trabalhos de grupo incidirão sobre os textos debatidos nas aulas práticas, de acordo com enunciados fornecidos ao longo do semestre pelos docentes. Os grupos de trabalho deverão ter entre 3 e 5 estudantes cada e deverão manter-se ao longo do semestre salvo situações de força maior.