Métodos de Ensino e Avaliações

Todas as aulas envolvem teoria e prática, bem como debates utilizando métodos participativos para facilitar a discussão na sala de aula. Todas as aulas começam com perguntas e debates e, por isso, os alunos devem estudar os materiais antes de virem para a aula, de modo a poderem participar de forma produtiva. Os materiais para cada aula incluem: capítulos de livros designados, artigos, vídeos, notas de aula e estudos de caso. A maioria dos materiais será publicada no sítio Web da turma. As discussões de debate e as actividades de projeto de grupo têm como pano de fundo materiais conceptuais, que incluem leituras selecionadas e breves palestras relacionadas com o tema de cada sessão. Grupos de 7 a 9 pessoas devem realizar um projecto de grupo. Cada grupo escolhe uma empresa (e/ou uma “cadeia de valor”) para ser mapeada (systems thinking) e estudada. O objetivo geral do grupo é identificar inovações transformadoras para ajudar a empresa (e/ou a cadeia de valor) a se tornar mais circular, sustentável, regenerativa e distributiva. O projeto está organizado como um acelerador de sustentabilidade-inovação com workshops em sala de aula que visam minimizar o trabalho de grupo fora da sala de aula. Esta Unidade Curricular contempla avaliação contínua (60%) que constituirá o quadro normal de avaliação recomendado para a maioria dos alunos inscritos, garantindo o acesso à Época Normal (observado o requisito mínimo de frequência de 9 sessões). Esta tem duas componentes, a saber: a participação nas discussões em aula para desenvolver o pensamento crítico e a capacidade de comunicação e o trabalho de projeto em grupo. O exame final terá um peso de 40% A alternativa à avaliação semestral é o exame final escrito na época de recurso (100%)