A avaliação de conhecimentos é integrada pelos seguintes momentos: 1. Caso os estudantes optem por esse método, serão submetidos a avaliação na sala de aula, integrando esta uma componente respeitante à participação nas aulas ao longo do conjunto do semestre, bem como uma outra referente a uma exposição, em princípio feita em grupo, de uma obra, grupo de textos ou tema a combinar com o docente. Este primeiro bloco corresponde a 20 por cento do peso da nota final. Um segundo bloco é constituído por um relatório final, individual ou em grupo, acerca de tema a combinar, seguido da respectiva discussão com o docente. Este segundo bloco tem um peso de 80 por cento da nota final. As discussões dos relatórios deverão estar concluídas até poucos dias depois da data da prova normal, sendo as notas deste grupo de alunos lançadas em conjunto com as dos que realizam esta última prova. 2. Caso os estudantes prefiram realizar o teste final individual dito prova normal (antiga PADEF), esta é considerada alternativa ao relatório final e respectiva discussão. O peso do teste de época normal será de 80 por cento, mantendo-se válido o que acima ficou escrito acerca do primeiro bloco, correspondente a 20 por cento, com a ressalva de que neste caso, e de acordo com o RGAC, a nota do primeiro bloco só será considerada caso contribua para a elevação da nota final. 3. Num caso e noutro, os estudantes podem ainda, em alternativa, recorrer à prova de recurso (antiga PAEF). Caso tenham efectuado a exposição na sala de aula, aplicar-se-á também neste caso o princípio de levar em consideração esse elemento adicional apenas se contribuir para a melhoria da nota.