A aprovação à unidade curricular pode ser obtida por avaliação contínua ou por exame final (de época normal ou de época de recurso). A classificação final será atribuída na escala de 0 a 20. A classificação mínima para obtenção de aprovação é 9,5.
1. AVALIAÇÃO CONTÍNUA
A avaliação contínua consiste em duas provas escritas individuais de 1 hora, cada uma com cotação máxima de 10 valores. A primeira prova escrita realiza-se na semana de avaliações intercalares e abrange os tópicos 1 e 2.1 do programa. A segunda prova escrita incide sobre os restantes tópicos, e realiza-se em simultâneo com o exame final de época normal . Podem submeter-se à segunda prova da avaliação contínua apenas os alunos que obtiverem pelo menos 3,5 valores na primeira prova. Para esses alunos, se a classificação obtida na segunda prova for superior ou igual a 3,5 valores, a classificação final será a soma das classificações (arredondadas às décimas) obtidas em cada uma das duas provas. Se a classificação obtida na segunda prova for inferior a 3,5 valores, a classificação final será o resultado da conversão, à escala de 0 a 20, da classificação obtida na segunda prova.
2. EXAME FINAL DE ÉPOCA NORMAL
Consiste numa prova escrita individual de 2 horas, classificada na escala de 0 a 20.
O exame final de época normal terá dois blocos de questões, cada um deles com cotação máxima de 10 valores. O primeiro bloco incide sobre os tópicos 1 e 2.1 do programa e o segundo incide sobre os restantes tópicos. O segundo bloco deste exame e a segunda prova escrita da avaliação contínua serão iguais.
Durante o exame de época normal , qualquer aluno elegível para a avaliação contínua pode, se assim o desejar, desistir da avaliação contínua e optar pela avaliação por exame final. Nesse caso, a classificação final será a classificação obtida no exame. Caso o aluno opte pela avaliação contínua, deverá entregar a sua prova (segundo bloco) ao fim de 1 hora.
3. EXAME FINAL DE ÉPOCA DE RECURSO
Consiste numa prova escrita individual de 2 horas, classificada na escala de 0 a 20. Destina-se aos alunos que não tenham ainda obtido aprovação ou que pretendam fazer melhoria de nota.
4. Em nenhuma prova é permitida a utilização de máquina de calcular.
5. Em todas as provas escritas o aluno pode utilizar um formulário elaborado pelo próprio. O uso de formulário está limitado a 1 folha A4.
6. O formato das provas escritas poderá incluir perguntas de escolha múltipla e/ou perguntas de resolução detalhada.
7. Se a classificação final for superior ou igual a 18 valores, o aluno poderá realizar uma prova complementar oral. A não comparência à prova oral implica a nota final de 17 valores.
8. Quando, numa prova de avaliação, o número de alunos presentes for inferior a 10, esta poderá ser realizada sob a forma de prova oral.