Macroeconomia II                                                                                          

Regras de Avaliação de Conhecimentos no ano letivo 2017/18

1. A avaliação de conhecimentos na Unidade Curricular Macroeconomia II rege-se pelo Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos (RGAC) em vigor no ISEG e pelas regras específicas descritas neste documento.

2. Formas de avaliação de conhecimentos

2.1 . A avaliação de conhecimentos na unidade curricular Macroeconomia II contempla o regime de " Avaliação ao Longo do Semestre" ( ALS), como modalidade normal e recomendada aos alunos que a frequentam. Esta modalidade garante o acesso à Época Normal de exame, desde que cumpridos os requisitos mínimos adiante descritos.

2.2. A alternativa à avaliação ao longo do semestre ( ALS) é a realização de uma prova escrita final em Época de Recurso, a que todos os alunos inscritos nesta unidade curricular têm acesso.

3. Avaliação de conhecimentos em Época Normal

3.1. A avaliação de conhecimentos em Época Normal é composta por:

a) componente de avaliação ao longo do semestre ( ALS) e

b) prova escrita individual de Exame Final ( PEF),

sendo a classificação obtida como média aritmética simples destas duas componentes de avaliação. A nota da componente ALS só será considerada no cálculo da nota final no caso de a mesma servir para melhorar a situação final do aluno, de acordo com o nº 8 do artigo 2º do RGAC.

3.2 . Só serão consideradas, para efeitos de avaliação ao longo do semestre ( ALS), as provas realizadas pelos alunos nas turmas e nos turnos em que se encontram inscritos.

3.3. A componente de avaliação ao longo do semestre ( ALS) é composta por três partes, com as ponderações a seguir indicadas:

a ) realização de um teste intercalar (TI), 40%;

b) respostas a questões teóricas breves nas aulas teóricas (QT), 30%;

c) realização de exercícios práticos apresentados nas aulas práticas (EP), 30%.

3.4. A participação na Época Normal (e, portanto, o acesso à prova escrita final em Época Normal) requer o cumprimento dos seguintes requisitos:

a) realização do teste intercalar (TI);

b) entrega de um mínimo de duas (2) respostas a questões teóricas (QT);

c) entrega de um mínimo de dois (2) exercícios práticos resolvidos (EP).

Caso não sejam cumpridos todos estes três requisitos, o aluno não poderá apresentar-se à prova escrita em Época Normal. Num tal caso apenas poderá efetuar a prova escrita em Época de Recurso.

3.5. Na prova escrita final é necessário obter a classificação mínima de 7,5 valores.

3.6. Obtém aprovação na avaliação de conhecimentos em Época Normal o aluno que obtiver, na escala (0,20), a classificação mínima de 9,5 valores, obtida conforme as regras descritas em 3.1 ou, no caso de aluno com estatuto de trabalhador-estudante (TE), as regras descritas em 3.8.

3.7 . Nesta unidade curricular prevê-se a possibilidade de os alunos terem uma bonificação, até 2,0 valores, da classificação obtida na Avaliação ao Longo do Semestre ( ALS), determinada em 3.3:

a) se apresentarem, no prazo fixado pelo professor das aulas teóricas, uma recensão crítica, segundo um modelo indicado na página web da UC e anexo a este Regulamento ( Anexo A ), de dois (2) textos clássicos da literatura sobre crescimento económico indicados nas aulas teóricas; a leitura e recensão de dois (2) desses textos, origina um aumento da nota da Avaliação ao Longo do Semestre ( ALS), até 1,0 valor ;

b) se assistirem a eventos académicos relevantes para a problemática do crescimento económico, validados pelo responsável desta unidade curricular (palestras, seminários, conferências, workshops), realizados no ISEG ou em outra instituição universitária, e apresentarem, no prazo fixado pelo professor das aulas teóricas, uma breve recensão crítica de dois (2) desses eventos, segundo um modelo indicado na página web da UC e anexo a este Regulamento ( Anexo B). A frequência e entrega de duas (2) dessas recensões, origina um aumento da nota da Avaliação ao Longo do Semestre ( ALS), até 1,0 valor ;

3.8. Os alunos com o estatuto oficial de trabalhador-estudante (TE) junto da Secretaria das Licenciaturas, têm regras ligeiramente diferentes. Assim:

a) Para terem nota em avaliação ao longo do semestre ( ALS) e, portanto, terem acesso à realização da prova escrita final em Época Normal, os alunos com o estatuto de trabalhador-estudante são dispensados do requisito das questões teóricas (QT) e da realização de exercícios práticos (EP), mas terão de ter realizado o teste intercalar ( TI).

b) Neste caso, as ponderações descritas em 3.1 não são aqui aplicadas. A nota final em Época Normal é calculada atribuindo um peso de 25% ao teste intercalar ( TI) e um peso de 75% à prova escrita individual de exame final ( PEF) . No caso de não ter feito este teste intercalar, um aluno TE só poderá apresentar-se à prova final da Época de Recurso.

c) No cálculo da classificação, a nota do teste intercalar só contará se melhorar a classificação do aluno; se tal não for o caso, a nota final será a classificação obtida na prova de exame final.

4. Questões Teóricas breves (QT)

4.1. Ao longo do semestre existirão duas (2) oportunidades de resposta a questões teóricas simples, apresentadas de surpresa em cada turno teórico. De entre as duas entregas de resposta possíveis, a equipa docente tomará em consideração, para cálculo da classificação desta componente de avaliação, a resposta com melhor classificação.

4.2. As classificações atribuídas às questões teóricas (QT) serão dadas em cinco níveis: Excelente (20), Bom (15), Suficiente (10), Insuficiente (5) e Mau (0).

4.3. Estas questões incidem sobre a matéria leccionada nas quatro últimas aulas teóricas leccionadas nesse turno e na bibliografia obrigatória correspondente. Cada questão será apresentada de surpresa, durante uma aula teórica, com um tempo máximo de 10 minutos para resposta.

4.4. As questões são originais, de resposta individual, aberta, mas limitada a um espaço estandardizado, sendo permitida a consulta de todos os materiais em suporte de papel.

4.5. Não é permitida a utilização de qualquer aparelho electrónico.

5. Exercícios Práticos (EP)

5.1. Em duas (2) aulas práticas o professor apresentará, de surpresa, um exercício para ser resolvido, para efeitos de avaliação, no final da aula, num tempo máximo de 20 minutos. De entre as duas entregas de resposta possíveis, a equipa docente tomará em consideração, para cálculo da classificação desta componente de avaliação, o exercício cuja resolução apresenta a melhor classificação.

5.2. As classificações atribuídas à resolução de exercícios práticos (EP) serão dadas em cinco

5.3. O exercício prático cobre a matéria sobre a qual os alunos trabalharam na própria aula e na aula anterior.

5.4. As questões são originais, de resposta individual, limitada a um espaço estandardizado, sendo permitida a consulta de todos os materiais em suporte de papel.

6. Teste Intercalar (TI)

6.1. O teste intercalar, individual, original e sem consulta (embora permitindo usar um formulário com a dimensão de uma página A4, elaborado pelo estudante), realiza-se no dia 11 de Abril de 2018 .

6.2. A matéria elegível para este teste será anunciada em devido tempo na página da unidade curricular e será igualmente comunicada pelos docentes.

6.3. Esta prova tem a duração de 1,5 horas e é constituída por 5 questões de escolha múltipla e três questões de resposta aberta.

6.4. No teste intercalar apenas é permitida a utilização de calculadoras que façam as operações matemáticas elementares, não sendo permitida a utilização de qualquer outro aparelho electrónico.

7. Prova Escrita Final ( PEF) em Época Normal

7.1. A prova escrita final em época normal é constituída por questões de resposta aberta. É uma prova individual, original e sem consulta (embora permitindo usar um formulário com a dimensão de uma página A4, elborado pelo estudante) com a duração de 2:00 horas.

7.2. Na prova escrita final em época normal apenas é permitida a utilização de calculadoras que façam as operações matemáticas elementares, não sendo permitida a utilização de qualquer outro aparelho electrónico.

8. Avaliação de conhecimentos em Época de Recurso

8.1. O acesso a uma prova escrita final a realizar em Época de Recurso constitui a alternativa ao regime de avaliação recomendado ( ALS).

8.2. Todos os alunos inscritos na unidade curricular (UC) têm acesso a esta época de avaliação. Assim, à prova escrita final em Época de Recurso podem comparecer os alunos que não tenham obtido aprovação em Época Normal, por alguma das seguintes razões:

(i) por terem faltado à prova da Época Normal, ainda que com o cumprimento dos requisitos mínimos da ALS;

(ii) por não terem cumprido os requisitos mínimos da ALS;

(iii) por terem cumprido os requisitos mínimos da ALS mas não terem atingido uma nota mínima de 7,5 valores na prova escrita da época normal;

(iv) por não terem atingido uma nota final em época normal igual ou superior a 9,5 valores.

8.3. A avaliação da época de recurso consiste numa prova escrita final, individual, original e sem consulta (embora permitindo usar o formulário com a dimensão de uma página A4, fornecido pela equipa docente).

8.4. A prova escrita final em época de recurso tem uma duração de 2h 30m e é constituída por uma parte A com questões de escolha múltipla e uma parte B constituída por questões de resposta aberta.

8.5. Na prova escrita final em época de recurso apenas é permitida a utilização de calculadoras que façam as operações matemáticas elementares, não sendo permitida a utilização de qualquer outro aparelho electrónico.

8.6. No caso dos alunos que cumpriram os requisitos mínimos da ALS da Época Normal, a nota ALS será considerada, com a ponderação indicada  em 3.1, no cálculo da nota final em Época de Recurso, no caso de a mesma servir para melhorar a situação final do aluno, de acordo com o RGAC. Exige-se nota mínima de 7,5 valores na prova escrita final em Época de Recurso.

8.7. À Época de Recurso poderão apresentar-se também os alunos que, tendo obtido aproveitamento na unidade curricular numa das três épocas anteriores, desejem efetuar Melhoria de Nota tendo, para isso, de fazer uma inscrição específica na Secretaria. Na Melhoria de Nota já não se considera a nota das componentes da avaliação ao longo do semestre.

9. Fraudes

As fraudes na avaliação de conhecimentos estão reguladas pelo Artº. 12º do RGAC.

 

 


 

Anexo A

 

Macroeconomia II

Recensão crítica de um texto clássico da literatura sobre crescimento económico

 

Notas de orientação

Pretende-se que, após a leitura do documento, redija um texto em que dê a sua opinião, adequadamente documentada e fundamentada, sobre os aspectos adiante expostos. Pode acontecer que não entenda completamente o texto. Faça o esforço, mesmo assim. Não se socorra de textos que utilizem este documento para responder às questões. O que importa é, mesmo, a sua opinião, mesmo que ache que é insuficiente para caracterizar o documento que leu. Importa, mesmo, o esforço pessoal que realizou.

·       Referenciação do texto (de acordo com as regras para a apresentação de trabalhos científicos no ISEG-UL) ( de que texto se trata? onde e quando foi publicado? )

https://aquila4.iseg.ulisboa.pt/aquila/unidade/ddi/lateral/normas-para-trabalhos-cientificos/regras-para-a-apresentacao-de-trabalhos-escritos-no-iseg-utl

·       Nota biográfica (breve) do(s) autor(es) ( qual a afiliação do autor quando o escreveu? qual a sua formação académica na altura? que idade tinha quando o escreveu ? )

·       Tema central do texto ( de que trata o texto? qual a questão principal a que pretende responder? o que motivou o(s) auto(es) a escrever este texto ? )

·       conceitos fundamentais usados no texto ( em que conceitos se apoiam os raciocínios do(s) autor(es)? )

·       principais argumentos no texto ( como é que o autor defende as ideias principais? )

·       contribuições principais do documento ( qual parece ser o contributo principal do documento para o conhecimento? )

·       impacto deste documento ( de que modo este documento influenciou o pensamento económico? quantos autores o citam nas suas obras? )

·       porque é um clássico da literatura da teoria económica ( opinião pessoal, que procure fundamentar, sobre a importância deste documento no pensamento económico )

 


 

Anexo B

 

Macroeconomia II

Recensão crítica de um evento académico relevante para a problemática do crescimento económico

 

Notas de orientação

Pretende-se que, após a participação num evento académico relevante (conferência, palestra, seminário, workshop), redija um texto que reflita a contribuição desta sessão para o seu conhecimento sobre a problemática do crescimento económico. Siga o guião que se apresenta de seguida. Deve ter em consideração o objectivo fundamental da participação nestes eventos: complementar a formação teórica que obtém na UC Macroeconomia II (o que é o crescimento económico, conceitos fundamentais, principais modelos teóricos e a sua aplicação no estudo de questões concretas que se colocam no mundo contemporâneo) com informação sobre a realidade do crescimento de economias concretas (a economia portuguesa, a realidade   europeia ou mundial).

·       identificação e natureza do evento ( é uma conferência, seminário ou workshop, uma palestra isolada? onde e quando se realizou, e que instituição o organizou? )

·       porque participou neste evento ( como teve conhecimento deste evento? porque decidiu participar? )

·       o título do evento ( que título tinha? concorda com o título, ou daria outro? qual? )

·       o conferencista ou participantes (oradores) neste evento ( quem fez a palestra ou participou, como orador, neste evento? nome, afiliação, atividade a que se dedica e área científica em que se situa o seu trabalho )

·       principais questões tratadas no evento ( quais foram as principais questões abordadas? qual a sua relevância, e porquê, para o crescimento económico? )

·       principal argumentação do(s) conferencista(s) ( quais as principais opiniões que os conferencistas apresentaram? como fundamentaram essas opiniões?)

·       suporte teórico ( conseguiu encontrar alguma relação entre os assuntos tratados pelos conferencistas e conceitos ou teorias que está a aprender em Macro 2? )

·       questões em aberto ( esta conferência suscitou-lhe novas questões, que ficaram em aberto, sobre o crescimento económico? )

·       impacto ( qual o impacto que esta palestra teve na sua formação como futuro economista? )